Os profissionais e acadêmicos de Administração tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha Amazonas) durante o XVII Encontro de Administração do Amazonas na tarde desta quarta-feira (18/09) no Centro de Convenções do shopping Manaus Plaza, zona centro-sul de Manaus.
O Programa que incentiva o empreendedorismo inovador visa a criação de empreendimentos de sucesso ao final do programa e recebe até o dia 29 de outubro as propostas de interessados em inscrever ideias inovadoras, por meio do site: www.programacentelha.com.br/am. A inscrição é gratuita.
Com investimento de R$ 1.820.000,00 (um milhão oitocentos e vinte mil reais), o programa apoiará, por meio de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), até 28 projetos de inovação no Amazonas, no valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).
A apresentação do Programa foi feita pela coordenadora do Centelha Amazonas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Kathya Thomé. No evento, a equipe também está presente com estande de divulgação e com computadores para o público interessando inscrever ideias ao Programa até esta quinta-feira (19/09) no horário de 14h as 20h.
O Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM) é umas das 26 instituições parceiras do Centelha Amazonas. Para a Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional do CRA-AM, Silce Brasil, a parceria é importante porque o Conselho apoia a pesquisa, inovação e o empreendedorismo.
Kathya Thomé destacou que CRA-AM é um grande parceiro do Programa, e pela receptividade do público, o Centelha deverá receber muitas submissões de ideias inovadoras.
Estande – Aproveitando a oportunidade, o acadêmico do curso de Fisioterapia, Josafá Moraes de Souza, disse que está ansioso para submeter sua ideia no Programa, cujo objetivo é ajudar pessoas no interior do Estado. Para ele encontrar um Programa que incentiva o empreendedorismo e ainda está disposto a financiar essa ideia dando a assistência é muito importante.
Para a estudante do curso de Administração, Mirna Nunes, o Programa é interessante porque consegue nortear as ideias. “Às vezes temos uma ideia, mas não sabemos como colocá-la em prática e o Centelha traz essa possibilidade de orientar, aprimorar e direcionar essas ideias”, disse Mirna.
Centelha – O Programa Centelha será realizado em 21 estados. No Amazonas, a iniciativa será executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.
Acesse o edital do Programa Centelha Amazonas