Sem apresentar justificativa, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) ignora a solicitação da diretoria do Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu, e não repõe os medicamentos e materiais PPS para procedimentos em grávidas e recém-nascidas. A constatação foi feita pelo deputado Dermilson Chagas (PP), que esteve na unidade hospitalar fiscalizando ao lado do parlamentar Wilker Barreto (Podemos) e do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), na tarde desta terça-feira (24).
Durante a reunião dos parlamentares com a diretoria, a gerente administrativa do instituto, informou que estão em faltas 52 medicamentos e 103 materiais hospitalares. “O instituto está operando com apenas 53% de medicamentos e insumos disponíveis. E o pedido para repor os que faltam está sendo feito desde janeiro, mas até agora não recebemos sequer uma justificativa para nos informar o motivo de não ter nos atendido”, disse.
Para o deputado Dermilson, a omissão da Cema não é por falta de dinheiro, já que também desde janeiro, a Central já gastou mais de R$ 80 milhões em medicamentos e insumos. “E onde estão esses medicamentos? O que estamos vendo é a negligência, é um genocídio social o que o governo vem fazendo. Não repor remédios para evitar uma eclampsia e antibióticos, é colocar em risco a vida das pacientes e de seus recém-nascidos”, ponderou.
Já no decorrer da fiscalização na maternidade, foi averiguada também a dificuldade para realização de cirurgias eletivas ginecológicas – devido a grande quantidade de mulheres na espera do procedimento – falta de Unidade de Terapia Intensiva Materna; superlotação dos leitos neonatais; necessidade de espaços para a internação das gestantes no pré-parto e a falta de ar-condicionado.
Diante do caso, Dermilson afirmou que destinará cerca de R$ 100 mil em emendas impositivas. “Um absurdo, o governo do Amazonas, deixar a falta de infraestrutura chegar a esse ponto e atingir a população que mais precisa do SUS, é um total desrespeito com a população. Como deputado, irei fazer minha parte em destinar essa quantia”, afirmou.
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)
Texto: Assessoria do Deputado
Diogo Dias (92) 98101-2940
Gabinete (92) 3183-4514 / 3304-3791