A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (17) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 126/2018, que denomina de Rodovia Virgílio José Carneiro o trecho rodoviário da BR-359 entre os municípios de Coxim e Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul.
A proposta, de autoria do deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS), homenageia Carneiro, pioneiro na construção de uma estrada para ligar o estado de Mato Grosso ao de Goiás, com a finalidade escoar a produção agrícola da região.
A iniciativa foi relatada na CE pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que destacou a influência de Virgílio José Carneiro no Centro-Oeste brasileiro.
— Tendo migrado, ainda jovem, de Goiás para o Mato Grosso, onde casou e constituiu família, Virgílio logo percebeu as dificuldades de infraestrutura para escoamento da produção agrícola da região. Diante disso, decidiu organizar e liderar um grupo para construir uma estrada que ligasse Mato Grosso a Goiás e, para superar a precariedade das ferramentas disponíveis e tornar possível a construção, ele mesmo construiu uma niveladora artesanal — contou a relatora, justificando a homenagem.
Soraya lembrou ainda que a família de Carneiro — cujos 12 filhos ainda estão vivos — vive no Mato Grosso do Sul.
O projeto segue para votação em Plenário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)