A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove na quinta-feira (29), às 10h, audiência pública interativa para debater a criação do Dia Nacional de Segurança de Barragens.
Vão participar do debate representantes da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), da Fundação SOS Mata Atlântica, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação Nacional do Atingidos por Barragens (Anab).
A audiência foi requerida pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Ele explica que o objetivo da data comemorativa será fazer com que desastres ocorridos em barragens de mineração, como os de Mariana e Brumadinho, assim como suas vítimas, sejam frequentemente relembrados, para que se possam buscar formas de evitar novas tragédias como essas.
“É uma maneira de manter viva a história daqueles que muitos fazem questão de ver esquecidos. Representa também uma oportunidade para refletirmos sobre o que vem sendo feito para que nunca mais tenhamos desastres como esses, com consequências ambientais imensas e prejuízos humanos irreparáveis”, afirma Styvenson na justificação do requerimento.
O presidente da CE é o senador Dário Berger (MDB-SC) e o vice-presidente é o senador Flávio Arns (Rede-PR). A reunião será realizada na sala 15 da Ala Alexandre Costa, no anexo 2 do Senado Federal.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)