O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), inaugurou na manhã desta segunda-feira (29/07) o 3º Pelotão Destacado de Bombeiro Militar (PDBM) da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM), no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital).
A implantação da nova unidade é resultado de um Termo de Acordo Mútuo entre o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e a Prefeitura Municipal. O PDBM conta com o trabalho de 13 bombeiros militares, uma viatura de combate a incêndio e uma unidade de resgate.
De acordo com o comandante geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, o posto destacado vai atuar no combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, mergulho autônomo, prevenção aquática dentre outros atendimentos.
“Um novo posto está sendo implantado devido à necessidade do município, pela demanda tanto de acidentes de trânsito quanto de incêndios e prevenções aquáticas. Iniciamos uma turma do Projeto Bombeiro Mirim e, futuramente, traremos o Projeto Terceira Chama para atender os idosos da localidade”, explicou o comandante.
Além do aparato para o atendimento a ocorrências, o quartel terá um Núcleo de Atendimento Técnico, responsável pelo estudo, análise, planejamento e fiscalização das atividades relacionadas à prevenção e à segurança contra incêndios e controle de pânico em edificações e eventos, em conformidade com a legislação estadual.
Para o prefeito do município, Romério Medonça, essa é uma obra fundamental para munícipio de Presidente Figueiredo devido à grande demanda de turistas.
“Quero agradecer ao governador do Amazonas, Wilson Lima, pela sensibilidade, e ao comandante do Corpo de Bombeiros, que não mediu esforços para que hoje inaugurássemos essa unidade, que vem servir tanto à população quanto aos turistas”, disse a autoridade municipal.
Bombeiro Mirim – No local, já foram iniciadas as atividades do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) que possui cerca de 40 crianças matriculadas. O instrutor do Projeto, soldado BM Roberto dos Santos, orienta que para participar é necessário que a criança esteja matriculada na escola.
“O objetivo é desenvolver valores cívicos e outras disciplinas do projeto. O que está previsto são as atividades referentes ao dia a dia dos bombeiros militares, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, tudo voltado para as crianças. As inscrições foram feitas com auxílio da Secretaria Municipal de Educação. Todas as crianças participantes estão matriculadas no ensino regular”, afirma o instrutor.
Terceira Chama – O projeto é voltado para pessoas idosas, proporcionando bem-estar e qualidade de vida. Criado em 2015, o Terceira Chama atende 50 pessoas, no município de Iranduba, toda quinta-feira das 8h ao meio-dia.
Obras – As reformas e adaptações do 3º PDBM foram iniciadas em dezembro de 2018 pela atual gestão do município, que hoje passa a ter implantado o serviço de prevenção e combate a incêndios.