Comprometido com a educação especial, o vereador Carlos Portta (PSB) destinou o recurso de R$ 40 mil, por meio da emenda parlamentar n° 236/2018, em apoio ao Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), Projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizado por meio do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. O objetivo é promover a educação e desenvolvimento da pessoa com deficiência. Desde 2012, a iniciativa vem por meio de ações oportunizando a participação dos PcDs em modalidades adaptadas e jogos recreativos adaptados.
“O Jaavas é um projeto de suma importância aos alunos e familiares. É um evento de inclusão social, cuja finalidade é de promover debates e reflexões sobre igualdade e inclusão. O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, o resultado é imediato”, acrescentou Carlos Portta.
O projeto já beneficiou mais de 21 mil pessoas de escolas municipais, estaduais, particulares e outras instituições. Em 2015, passou a ter uma verba especifica sendo contemplado pela Lei Orçamentária anual do Município (LOA) e foi regulamentado pela Lei 050/2015. Na trajetória, os alunos já conquistaram o primeiro e terceiro lugar no prêmio professor Inovador, além de homenagens com a placa “Uma noite com os Destaques Amazonenses”.
Em agosto deste ano, a prefeitura promoveu a 8ª edição do Jaavas, que reuniu cerca três mil alunos da educação especial em vários espaços esportivos da cidade. A ação contou com mais de 40 escolas das redes pública e privada, que disputaram modalidades como basquetebol, futsal, atletismo, jogos de piscina, dama, bocha, peteca, paraciclismo, goalbol, boliche, dominó, queimada, tênis de mesa e voleibol sentado.
Texto: Assessoria do vereador
Foto: Divulgação PMM