Solidário a causa ambiental, o vereador Carlos Portta (PSB) destinou o recurso de R$ 60 mil, por meio da emenda parlamentar n° 232 e 238/2018, para apoiar a quarta edição do evento de iniciativa sócio-ambiental ‘Tarumã Alive 2019’, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O objetivo é chamar atenção da sociedade em proteger a área do rio Tarumã-Açú, localizado na zona Oeste de Manaus, por meio de atividades de consciência ambiental, cultura e mutirões de limpeza envolvendo a comunidade.
No ano passado, Portta destinou o valor de R$20 mil para concretizar o projeto ambiental. As edições anteriores do evento reuniu mais de 3 mil participantes, 285 voluntários e recolheu 16 toneladas de lixo do as águas do igarapé do Tarumã.
“A preservação do meio ambiente tem sido um desafio na região. É importante apoiar e incentivar ações ambientais que despertem na população responsabilidade com a natureza. Afinal temos o maior patrimônio natural do mundo. Manaus precisa de um planejamento ambiental à longo prazo com foco na preservação e conscientização desde as nascentes dos igarapés”, justificou.
Com uma população estimada em mais de 2 milhões de habitantes, o consumismo desenfreado e a falta de consciência ambiental compromete a qualidade das águas nos igarapés de Manaus. De acordo com químico e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dr. Sérgio Bringel, Manaus é cortada por exatos 900 igarapés e apenas 5% deles estão preservados. “A qualidade da água já está no sinal vermelho e precisa de providências urgentes. Onde havia águas limpas, hoje são apenas depósitos de lixo. Os igarapés poluídos demonstram o descaso com o meio ambiente”, disse Bringel.
O Tarumã Alive teve início no último dia 24, com ação de coleta de resíduos sólidos realizada por voluntários na Cachoeira Alta do Tarumã, localizada em área de proteção ambiental na zona Oeste da cidade. O evento continua nesse final de semana, 31 de agosto e 1° de setembro, com duração de 24 horas de programação gratuita na Praia da Lua, cujo acesso é feito por lanchas e embarcações.
Na lista de atividades estão previstas as oficinas de sustentabilidade, práticas esportivas, ações de sensibilização de queimadas, comércio de gastronomia, produtos medicinais e artesanato desenvolvidos em comunidades ribeirinhas que ficam em unidades de conservação estadual. Além das atrações musicais das bandas Johnny Jack Mesclado, Pororoca Atômica, Casa de Caba e outros artistas regionais. A iniciativa é idealizada pela Acauã Eventos, Ecolazer e Sup Amazonas, com apoio ainda dos projetos ‘Consciência Limpa’ e ‘Remada Ambiental’.
Texto: Assessoria do vereador
Foto: Robson Lamego (Assessoria do vereador)