Envelhecer é um desafio que exige cuidados contínuos com a saúde física e mental. Com o passar o tempo, a saúde vai se ajustando num processo lento de perdas físicas e psicológicas e cognitivas. Permanecer ativo é uma condição para ter uma velhice saudável, por isso o vereador Carlos Portta (PSB), empenhado em incentivar o desenvolvimento de atividades esportivas aos idosos da terceira idade, destinou o recurso de R$ 110 mil, para serem investidos no Programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’.
O recurso é fruto da emenda parlamentar nº 233 e 234/2018, de autoria do vereador e foi repassada para a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), responsável pelo andamento do projeto.
“A terceira idade precisa de políticas públicas que garanta qualidade de vida. A iniciativa ajuda na melhoria dos aspectos biopsicossociais dos idosos, por meio de atividades físicas, esportivas, culturais sociais e de lazer. O objetivo do recurso é a aquisição de material esportivo para ampliação do projeto”, justificou Carlos Portta.
O programa “Bem Viver na Terceira Idade”, implantado pela Lei Municipal nº 8.842/94, incentiva o esporte, cultura e lazer através das práticas sociais e coletivas. Atualmente a Semjel atende 16 grupos de idosos, distribuídos em todas as zonas da cidade, de todos os gêneros e de faixa etária a partir de quarenta e cinco anos. A eles são oferecidos atendimentos qualificados de profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia e enfermeiros.
Na lista de atividades desenvolvidas, os idosos realizam jogos de salão, boliche tênis de mesa, gerontonatação, hidroginástica, gerontovoleibol, ginástica, caminhada, gerontoatletismo, poesia, viagens e outros eventos de lazer.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2017, divulgada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Amazonas corresponde a 349 mil (acima de 60 anos de idade). Desse total, 186 mil são mulheres contra 163 mil homens. Já na capital amazonense, há 190 mil idosos, sendo 108 mil mulheres e 82 mil homens.
Texto: Assessoria do vereador
Foto: Semjel/Divulgação