O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) tem pautado seu mandato com atenção para políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no Amazonas. Com o início da Semana Nacional da Criança Excepcional nesta quarta-feira (21), o deputado destacou o trabalho desenvolvido por meio de parceria com a Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Amazonas (Feapaes-AM) e com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
“É uma semana muito importante, pois devemos celebrar a sensibilização, o respeito e a conscientização na nossa sociedade. As crianças excepcionais merecem nosso carinho, atenção e apoio. Devemos ter nosso coração aberto e sempre buscar o melhor para as crianças”, enfatizou Bessa.
No primeiro semestre desse ano, o parlamentar recebeu a visita da presidente da Feapaes-Am, Maria do Perpétuo Socorro Castro, onde reafirmou o compromisso pelo fortalecimento da associação em todo o Estado. “Me coloquei à disposição para ser o interlocutor entre a Apae e os órgãos públicos para que possamos atender as demandas e trabalhar pela extensão das atividades para o interior do Amazonas”, disse.
Bessa esteve reunido, ainda, com a titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Viviane Lima, para tratar do fortalecimento de políticas públicas e inclusão de pessoas com deficiência no interior do Amazonas, onde assegurou que irá destinar parte de suas emendas para a pasta. “Sei que a Seped precisa de apoio financeiro para estender suas ações para as pessoas com deficiência no interior e, por isso, me comprometi em destinar uma porcentagem de minhas emendas para a pasta. Além disso, irei propor aos colegas parlamentares que olhem para importância disso para a população”, ressaltou o parlamentar.
O deputado também apresentou emenda aditiva à LDO, para o exercício 2020, que trata da concessão de financiamento a entidades que estimulam a inserção social de pessoas com deficiência no Amazonas.
Sobre a semana
A Semana Nacional da Criança Excepcional foi criada pelo Decreto nº 54.188 de 24 de agosto de 1964. Tem inicio no dia 21 até 28 de agosto. A “criança excepcional” pode ser definida como aquela que difere de criança típica ou normal por características mentais, sensoriais, neuro-motoras ou físicas, social, de comunicação e deficiências múltiplas.
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Rafael Simões (92) 99102-9790
Foto: Alexandre Linhares