O município de Canutama, no sul do Amazonas, passará a contar com 20 novos brigadistas florestais para apoiar o combate a pequenos focos de incêndio. A formação, promovida em parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Prefeitura Municipal, inicia nesta terça-feira (27/08) e segue até o próximo dia 4 de setembro.
A nova turma é composta por 15 comunitários de Unidades de Conservação (UC), sendo seis moradores da Floresta Estadual Canutama e nove na Reserva Extrativista (Resex) de Canutama, um técnico ambiental da Sema e quatro técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canutama. Esta será a primeira formação de brigadistas que envolve moradores de áreas protegidas.
Mais formações – Entre os anos de 2017 até 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas já formou 567 brigadistas florestais. Somente neste ano, foram formados 142 brigadistas nos municípios de Apuí, Humaitá, Manicoré, e Novo Aripuanã, além de Nhamundá. Aproximadamente 150 novos brigadistas serão formados nas próximas semanas em Canutama, Novo Aripuanã, Novo Airão e em Manaus.
Sul do Estado concentra focos – De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região sul do Amazonas concentra cerca de 85% das ocorrências de focos de calor registrados no sistema de monitoramento estadual.
Dos 10 municípios que lideram o ranking de focos de calor, sete estão localizados na região. De 1º de janeiro a 26 de agosto, o Amazonas registrou 7.625 focos de calor.
Medidas de combate às queimadas – O Governo do Amazonas vem atuando em várias frentes para combater o avanço e controlar as queimadas. No último dia 2 de agosto, quando o monitoramento estadual indicou tendência de crescimento dos focos de calor, o Estado decretou situação de emergência, sendo o primeiro da região Norte a tomar esta medida.
Foi montado um gabinete de crise e uma força-tarefa, que já está em campo, e que inclui ações de órgãos como a Sema, o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam); CBMAM; Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Polícia Civil do Amazonas (PCAM) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Todos os municípios da região sul do estado estão recebendo ações educativas da campanha “Um por todos e todos contra as queimadas”, realizada pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Monitoramento da Qualidade do Ar, em parceria com as prefeituras municipais.