A Campanha contra Hepatites Virais, realizada na Fundação Alfredo da Matta na última sexta-feira (26/07), encerrou o dia com 284 pessoas atendidas. Este foi o número de pacientes que fizeram teste para hepatites B e C na Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (GSTI), somado ao número de pessoas que buscaram a vacina contra hepatite B.
No total, 215 pessoas fizeram teste rápido para hepatites, tendo como resultado quatro casos positivos para hepatite B e um caso positivo para hepatite C. Todos os atendimentos incluíram consultas de aconselhamento, e os pacientes que tiveram resultado positivo foram encaminhados para iniciar tratamento.
Vacina para hepatite B – A procura pela vacina também teve boa adesão. Os pacientes que estavam em salas de espera receberam informativos sobre as hepatites e orientados sobre a importância dos cuidados e prevenção, incluindo a vacina. Ao final do dia, 69 pacientes receberam a dose da vacina para hepatite B.
Julho Amarelo – A Campanha contra Hepatites Virais realizada na Fundação Alfredo da Matta integrou programação do Julho Amarelo, organizado pela Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
O Julho Amarelo visa alertar a população sobre medidas de prevenção contra as hepatites virais, a importância do diagnóstico e tratamento dessas doenças que são silenciosas e de evolução lenta, mas que podem progredir para doenças graves, comprometendo principalmente o fígado.
Em 2018, somente na Fuam, foram diagnosticados 47 casos de hepatites, sendo 15 de hepatite B e 32 de hepatite C. Em 2019, dados do 1º semestre do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuam indicam 21 casos positivos de hepatite B e oito casos positivos para hepatite C.
No total, a Gerência de IST já realizou, neste mesmo período, 2.814 testes rápidos para hepatite B e 2.814 testes rápidos para hepatite C.
A Fuam oferece o serviço de testagem rápida diariamente, na GSTI. A vacina também é ofertada aos usuários, na sala de Vacina.