A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) 003/2019 que pretende oficializar a atuação da Guarda Civil Metropolitana na sede do Poder Legislativo. A matéria, de autoria da Mesa Diretora, segue para análise da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR).
A matéria propõe uma alteração na redação do inciso XXVII do artigo 8° da Loman que refere-se a competência da guarda municipal. A nova redação determina a permanência de, no mínimo doze guardas civis municipais, no prédio onde funciona o Poder Legislativo.
Segundo o presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB) a lotação de Guardas Municipais na casa Legislativa não acarretará novas despesas para o município, pois a mesma já desempenha suas atribuições na esfera da Câmara Municipal. “Nós já temos o apoio da Prefeitura. Por meio desse projeto a Guarda Civil Metropolitana passa a ser oficialmente responsável pela segurança da Casa. Vamos somente legalizar”, afirma.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM