Diretores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (30) com a empresa Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda., para a abertura das auditorias externas pela manutenção do certificado do Sistema de Gestão Integrado (SGI) ISO 9001/2015 (Qualidade) e ISO 14001/2015 (Ambiental), implantadas na casa legislativa em 2015 e 2016, respectivamente. A ação prossegue até a próxima sexta-feira (4) e visa verificar se a transição das normas implantada no ano passado tem sido cumprida para a manutenção do certificado.
O presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), a CMM vem se qualificando ano após ano para que continue sendo certificada e reconhecida como uma das poucas casas legislativas do Brasil que possui ambas certificações.
“Esse procedimento é para saber se estamos sendo eficientes naquilo que fazemos, seguindo os padrões das duas ISO”, justificou Joelson Silva.
Durante o primeiro dia de reunião, o auditor líder da Rina, José Brito Guimarães, apresentou o plano de auditoria a ser realizado nos setores envolvidos e explicou que, entre os principais processos que vão ser vistos na auditoria estão a gestão do SGI, processo administrativo (Financeiro, Aquisição, Patrimônio e Protocolo), processo legislativo, análise crítica da direção, Comunicação, Ouvidoria, além dos setores de Engenharia e Manutenção.
“Vamos analisar, principalmente, os procedimentos documentais, atendimento à legislação ambiental aplicável à casa legislativa, programas, objetivos, metas e, por fim, os processos em relação às práticas voltadas para o meio ambiente, como a coleta seletiva, a destinação dos resíduos”, informou.
De acordo com o assessor legislativo da Coordenadoria de SGI da CMM, Mauricio da Silva Malheiros, para manter a certificação, a CMM tem feito palestras, convocado reuniões, atividades em auditório e relatórios. Os resultados desse trabalho ficam publicados no portal da casa para acompanhamento da sociedade em geral.
“Fazemos valer a pena o investimento do dinheiro público, o que a sociedade nos repassa de imposto está sendo aplicada de forma correta, que seria desburocratizar a máquina tornando os processos mais céleres”, ressaltou Mauricio Malheiros.
Rotina
A preocupação com a questão ambiental envolve coleta seletiva e segue as legislações ambientais, com a participação de todos os servidores.
Em relação à qualidade, a CMM executa a digitalização dos processos, dos documentos, atividade que segue um padrão, uma rotina mais rápida e eficiente, para prestar um atendimento no menor tempo possível.
“Os vereadores, por exemplo, ao aplicarem um projeto de lei, saberão que em menos de um mês o documento já estará chegando para votação, após aprovação pelas comissões”, explica o assessor legislativo.
Mauricio Malheiros destacou, ainda, que as auditorias chancelam a preparação e qualificação do Sistema de Gestão Integrado na Câmara.
“É a desburocratização da máquina pública, tornando os processos mais céleres e aproximando mais a sociedade do poder público municipal”, ressaltou Maurício.
Relatórios
Após o processo das auditorias vão ser gerados dois relatórios referentes às normas 9001 e 14001, os quais serão apresentados para revisão técnica da Rina. Caso não seja encontrado nenhum problema, a CMM será recomendada à manutenção. do certificado.
Texto: Valdete Araújo – Assessoria da Presidência/CMM
Foto: Robervaldo Rocha-Dircom/CMM