O deputado Cabo Maciel (líder do PL) presidiu nesta terça-feira (2), reunião envolvendo gestores e médicos, da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), deputados integrantes da Comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e o Secretário de saúde do Estado, Dr. Rodrigo Tobias, para que juntos encontrem um mecanismo para que mais de 550 trabalhadores e servidores públicos celetistas da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), não venham ser prejudicados em seus direitos trabalhistas.
De acordo com Cabo Maciel, o contrato com a Fundação Unisol, encerra dia 4 de dezembro deste ano, e mais de 550 trabalhadores correm risco de ficarem sem os seus direitos trabalhistas garantidos, devido à falta de recursos na Unisol para arcar com a rescisão no valor de R$ 30 milhões.
Outra questão levantada pelo deputado Cabo Maciel foi sua preocupação com a manutenção da equipe técnica, que nos últimos anos alavanca o atendimento do Hospital do Coração Francisca Mendes, e que hoje é modelo de referência em cirurgia cardíaca no Norte do Brasil.
O secretário de saúde, Rodrigo Tobias, acompanhado de sua equipe técnica constituída pela Dra. Dayana Mejia, secretário executivo, João Paulo Santos, secretário do fundo estadual de saúde, Perseverando Trindade e o Coordenador da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), Antonio Paiva, esclareceram com detalhes aos deputados algumas questões que impedem a incorporação inicialmente dos trabalhadores ao Hospital do Coração Francisca Mendes, devido o cumprimento da Lei de responsabilidade fiscal.
O secretário Rodrigo Tobias, apresentou aos deputados várias maneiras de gestão que poderão ser usadas inicialmente, para absorver alguns trabalhadores que já estão acostumados com o serviço e que os executam muito bem, mantendo o ritmo de atendimento no hospital junto à população.
A secretária da capital da Secretaria de Estado de saúde, Dayana de Souza, disse que o Estado não vai se eximir de sua responsabilidade, caso venha a ser questionado em juízo. A questão do Hospital Francisca Mendes vem sendo tema de discussão e estudo por parte da SUSAM.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514