Comemorado em 23 de outubro, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) foi celebrado na manhã desta segunda-feira (21), às 10h, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em Sessão Especial proposta pelo deputado estadual Cabo Maciel (PL). A cerimônia contou com a participação de autoridades civis e representantes do Exército, Marinha e Policia Militar.
Em seu discurso, Cabo Maciel lembrou que a data do Dia do Aviador é uma homenagem ao primeiro voo do 14 Bis, realizado pelo aviador Alberto Santos Dumont (Pai da Aviação), no dia 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, que marcou o início da aviação no mundo.
O parlamentar destacou que essa homenagem da Aleam é o reconhecimento do trabalho que a Força Aérea Brasileira, realiza através do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), com sua unidade especial de execução da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), fazendo resgate de vítimas na região Amazônica. Disse Cabo Maciel, que já usou várias vezes esse serviço para deslocar acidentados do interior para a capital.
Cabo Maciel fez um rápido resumo de trabalho como militar da Força Auxiliar, por ter feito concurso público para ingressar nos quadros da Briosa Polícia Militar, por opção, por estar no sangue, e durante os 20 anos de serviço recebeu cerca de 47 elogios em sua ficha por prisões e grandes apreensões. O deputado parabenizou os homens e mulheres que servem na Aeronáutica, sobretudo na Força Aérea Brasileira, que atuam no Amazonas.
Falando em nome dos militares da Força Aérea Brasileira, o Brigadeiro do Ar da Aeronáutica – Ala 08, Maurício Carvalho Sampaio, destacou as peculiaridades regionais e do trabalho conjunto que o Graer vem realizando no Amazonas, no transporte e resgate de pessoas e órgãos para transplantes.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Alberto César Araújo/Aleam