Nesta terça-feira (9), será dada a largada da primeira competição nacional de base feminina. De forma inédita, a CBF promove o Campeonato Brasileiro Sub-18, que contará com 24 clubes que jogarão em seis sedes diferentes. A competição terá em média 552 jogadoras que serão as “pioneiras” de um torneio que muda o cenário do futebol das mulheres no Brasil.
Na primeira fase, as equipes serão divididas em seis grupos com quatro times. Os jogos acontecerão entre 9 a 24 de julho com todos jogando entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única.
– Chegamos hoje a duas divisões do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 e A-2 com muita força, com clubes de camisa e tradicionais, porém ainda faltava uma competição de base Sub-18, que vem preencher essa lacuna, acreditamos muito no potencial desse torneio – avalia Manoel Flores, Diretor de Competições da CBF.
Para a disputa do Brasileiro Feminino Sub-18 muitos clubes iniciaram investimentos inéditos na base feminina com a criação de equipes voltadas para as mais jovens. O Fluminense mantém a essência de revelar jovens talentos e investe no futebol das meninas.
– Como clube essencialmente formador, o Fluminense vê com muito entusiasmo esse início de investimentos na base feminina.
Aqui nós já estamos investindo principalmente na formação e somos o único clube no Rio a ter categorias sub 12, 14 e 16, isso porque acreditamos que o futuro do futebol feminino esta na formação – avalia Amanda Storck, Gerente de Futebol Feminino do Fluminense.
Feminino Sub-18: Primeira competição de base começa nesta terça
Créditos: Laura Zago
Veja mais! Confira a tabela do Campeonato Feminino Sub-18
Com jogos em grandes palcos do futebol brasileiro, as jovens promessas do futebol também terão a oportunidade de atuar seguindo o formato de competições internacionais, como os Campeonatos Sul-Americanos de base.
– O formato com sedes únicas permitirá que as jogadoras tenham uma experiência maior da competição e a vivência semelhante aos campeonatos de base feminino. Será uma chance de descobrirmos novos talentos, encontrar novas jogadoras que poderão uma dia vestir a camisa da Seleção Brasileira. Estamos muito felizes com essas novidades – conclui Manoel Flores, Diretor de Competições da CBF.
Iniciativa:
O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma iniciativa da CBF para suprir uma carência da modalidade no país, e se torna a primeira competição de base do futebol feminino criada e organizada pela entidade. A escolha da categoria sub-18 vem para atender as necessidades dos elencos das equipes brasileiras e servir melhor a Seleção Brasileira nas categorias juvenis.
Para a realização da competição a CBF irá ajudar os clubes com os custos de operação, logística, transporte, hospedagem e arbitragem. Os jogos serão transmitidos pelo MyCujoo.
Jogos da primeira rodada:
09/07
Grupo D I Ceilândia (DF)
10h – Fluminense x Bahia
15h – Minas Icesp-DF x Palmeiras
Grupo F I Belém (PA)
15h30 -Paysandu x Iranduba-AM
18h – Pinheirense-PA x Vasco da Gama
14/07
Grupo A | Caçador (SC)
9h30 -Foz/Athletico-PR x Santos
13h – Kindermann/Avaí x Atlético-MG
Grupo B | Flores da Cunha (RS)
14h30 – Ferroviária x Chapecoense
16h45 – Internacional x Corinthians
Grupo C | Bálsamo (SP)
14h30 – São Paulo x Cruzeiro
16h45 – Ponte Preta x Botafogo-RJ
Grupo E | Paulista (PE)
15h30 – Vitória-BA x Flamengo
17h45 – Vitória-PE x São Francisco-BA