Boa governança da previdência municipal é apresentada em videoconferência
A previdência dos servidores da Prefeitura de Manaus encontra-se em equilíbrio financeiro e atuarial e a iminência da certificação do Pró-Gestão, por parte do Governo Federal, no final deste mês, validará a boa governança que o órgão vem registrando desde 2013. A confortável situação da previdência municipal compôs a pauta da primeira videoconferência promovida pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) com os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) das capitais brasileiras, nesta quarta-feira, 17/4.
“Entre as definições deste primeiro encontro, está a de voltarmos a nos reunir no final do semestre, para apresentação de estudo atuarial de cada RPPS, a fim de proporcionar uma realidade mais precisa possível de cada órgão, principalmente sobre os impactos que a reforma da previdência poderá vir a ter sobre nós”, explicou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, que conversou com equipe participante da videoconferência antes e depois do evento, em decorrência de cumprimento de agenda do Conselho Municipal de Previdência (CMP), que aconteceu simultaneamente à atividade da Abrasf.
Membro da associação desde 2014, a presidente do Conselho Fiscal (Cofis) da Manaus Previdência, Suani Braga, foi a interlocutora para que a previdência manauense participasse da videoconferência. Ela adianta que ao término da coleta de dados sobre os RPPS, as informações serão encaminhadas à Secretaria do Tesouro Nacional, ligada ao Ministério da Economia. “Uma das preocupações é verificar como essa mudança no regime geral vai impactar nos RPPS”, revela.
Ela explica que a associação abriga um banco de informações estatísticas sobre aspectos conjunturais da economia, legislação aplicada e das contas nacionais e municipais, divulgando-as periodicamente para os associados. E como a contabilidade nos órgãos públicos atinge a estrutura de forma generalizada, os secretários municipais de finanças resolveram inserir a reforma da previdência na pauta de discussão.
“O resultado dessa primeira videconferência confirmou os que os nossos números mostram: que estamos muito bem dentro de um cenário onde a maioria dos RPPS está tentando se equilibrar. E o intuito da Abrasf é esse: trazer o Governo Federal para conversar com os RPPS, explicar melhor as consequências dessa mudança”, disse.
Junto com Braga participaram da atividade a diretora de Administração e Finanças, Lyvia Guimarães; e as servidoras Marcela Sá (chefe de setor) e Jéssica Monteiro, ambas do Setor de Contabilidade.
CMP
Em sua 2ª Reunião Ordinária, realizada nesta quarta-feira, 17/4, o CMP analisou e aprovou uma série de documentos da Manaus Previdência, entre eles, os relatórios de janeiro e fevereiro da Superintendência de Investimentos, assim como a revisão da política deste setor; o relatório trimestral da Auditoria Interna e o Regimento Interno do próprio CMP e do Cofis.
Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência
Fotos: Jackeline Brazão / Manaus Previdência
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmbCYPpe
Notícias relacionadas