Na tarde de sexta-feira (31/5) aconteceu a Reunião Solene de entrega da placa de Honra ao Mérito ao médico, escritor e mestre em doenças infecciosas Dr. Bernardino Cláudio de Albuquerque, por propositura do vereador Professor Gedeão Amorim (MDB). A solenidade reuniu representantes da saúde no Amazonas, familiares e amigos do profissional.
Em seu pronunciamento na tribuna do plenário, Gedeão Amorim destacou a importância de reconhecer a dedicação de vida e o trabalho desenvolvido por Bernardino Albuquerque para a promoção da saúde da população .
“Se pudéssemos matematizar os feitos deste grande homem chegaríamos a números exorbitantes, milhares de pessoas foram salvas por ações de prevenção ou por cuidados clínicos posteriores que ele ofereceu. A contribuição do Dr. Bernardino é maior do que as fronteiras geográficas de nosso estado, ele é um profissional patrimônio da saúde pública do Amazonas” disse.
Acompanhado de sua esposa, filho e neta o homenageado recebeu das mãos do vereador a placa de reconhecimento pelos serviços de grande relevância prestados à sociedade e agradeceu a homenagem prestada.
“Gostaria de aproveitar este momento para agradecer à Câmara Municipal de Manaus, na pessoa do vereador Professor Gedeão Amorim, pela homenagem. Minha vida foi dedicada à saúde pública deste estado e nesta condição é muito gratificante poder receber esta honraria”, declarou.
Participaram também da solenidade o Capitão Diego Paiva, representando a Secretaria de Segurança Pública e Marinélia Ferreira, Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Biografia
Nascido na cidade de Eirunepé, interior do Amazonas, Bernardino possui graduação em Medicina e Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Amazonas, Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde e Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bernardino Albuquerque é um dos fundadores da Fundação de Medicina Tropical, instituição que é referência no diagnóstico e tratamento de doenças tropicais no Amazonas, onde desempenhou a função de Diretor e até hoje atua como pesquisador adjunto. Contribuiu também para a criação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS/AM), que tem por finalidade a promoção e proteção à saúde, mediante ações de vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial, ambiental e controle de doenças, incluindo educação, capacitação e pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida da população amazonense.
Texto: Assessoria de Comunicação Professor Gedeão Amorim
Foto: Robervaldo Rocha (Dircom/CMM)