A tenente coronel Jadna dos Santos Barros, gestora do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM V) será homenageada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nessa sexta-feira (18/10), com a Medalha Walter Rayol como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauense e à cidade de Manaus. . A homenagem foi proposta pelo vereador Sargento Bentes Papinha e será realizada no plenário Adriano Jorge.
O parlamentar agradeceu a seus pares pela aprovação do Decreto Legislativo e enalteceu o grande trabalho da tenente-coronel Jadna dos Santos Barros. “Jadna é a primeira oficial mulher a comandar uma escola militar no Brasil, a segunda maior em números de alunos no país e América Latina e possui extensa folha de excelentes serviços prestados a Manaus e ao estado do Amazonas nos seus 25 anos de Polícia Militar”, disse.
Sob sua gestão, o Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas V vem conquistando grande espaço no setor educacional, reconhecimento e respeito da sociedade brasileira. “Em julho, recebeu a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro que veio conhecer a segunda maior escola do Brasil e América Latina em quantidade de alunos, a primeira do Amazonas e os alunos que conquistaram três medalhas para o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras – World Mathematics Invitational 2019, ocorrida de 15 a 19 de julho na cidade de Fuokohama, no Japão”, lembrou o parlamentar.
Currículo
Jadna dos Santos Barros nasceu em 17 de abril de 1974 na cidade de Alenquer (PA). É casada e tem dois filhos. Mudou-se ainda na infância para Parintins, onde concluiu os estudos. Em 1995, ao completar 18 anos, passou a residir em Manaus, onde foi aprovada no concurso público de ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas.
Fez parte da primeira turma de Oficiais Femininas formada pela Academia de Polícia General Edgar Facó, em Fortaleza (CE). Em 1997 graduou-se como Bacharel em Segurança Pública pela mesma instituição militar cearense.
De volta ao Amazonas, Jadna Barros comandou o Corpo de Alunos do CMPM 1 (Petrópolis) de 2007 a 2011. Depois, passou a chefiar o setor pedagógico da unidade até 2012, quando foi nomeada subdiretora. Ocupou a função até 2016, ano em que foi nomeada gestora do CMPM 5, Escola Estadual Ten. Cel. Cândido José Mariano, localizado no Parque das Laranjeiras.
Adepta de uma gestão participativa, a tenente-coronel foi responsável por fazer o CMPM 5 ser avaliado em 2017, pela primeira vez, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do Ministério da Educação. O colégio se destacou ficando entre as dez maiores notas da rede estadual nos níveis Fundamental I e II e Ensino Médio.
Sob a gestão de Jadna Barros, o CMPM 5 já aprovou mais de 100 estudantes em universidades estaduais, federais e até mesmo estrangeiras. Hoje, a escola tem o total de 5.680 alunos, 327 professores e 35 funcionários administrativos.
Texto: Kenir Góes – Assessoria do vereador Sargento Bentes Papinha
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM