Autor de um Projeto de Lei que instituiu, no calendário oficial do Estado, o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) diz que, lamentavelmente, a data “é mais de preocupação do que motivo para grandes festas” em virtude da onda de desmatamentos e de desequilíbrios ambientais em todo o país.
Em 9 de novembro de 2018, o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou a instituição da data para ser oficialmente comemorada em âmbito estadual. Para o parlamentar, o Dia da Amazônia, além de motivo de preocupação, exige do Governo Federal uma postura mais firme em relação à região.
Ele reconhece, entretanto, que há avanços recentes que poderão, em breves dias, comprovar que o governo Jair Bolsonaro “se mexeu” em favor da Amazônia. E citou evento em que o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, prometeu, em reunião com governadores amazônicos, a realização do zoneamento econômico-ecológico e a regularização fundiária da região.
“Esperamos, sinceramente, que esses avanços prossigam, pois não temos dúvida de que, se o Governo Federal cuidar bem da Amazônia e da sua rica biodiversidade, estará cuidando bem da própria segurança e soberania nacional; assim como, também preservar a Zona Franca de Manaus é assegurar o desenvolvimento econômico do norte do país de forma sustentável”, destacou o líder do PP na Aleam.
A Amazônia, “com justiça”, afirma Belarmino Lins, já foi descrita em prosa e verso por muitos historiadores e intelectuais de reconhecido valor. “Ela é impressionante por sua exuberante biodiversidade e por seu fabuloso patrimônio mineral, além da sua importância para o equilíbrio climático do planeta. Ela é um tesouro genuinamente nosso, cobiçado pela ganância internacional e que, por isso mesmo, devemos preservar”, finaliza.
Gabinete do Deputado Belarmino Lins (PP)
Texto: Assessoria do Deputado
Juscelino Taketomi (92) 99223-6343 / 98181-1554