Atendimentos jurídicos foram oferecidos na manhã desta segunda-feira (09/09), no Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPMII), localizado no Km 08 da BR-174, e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), que fica no Ramal Bela Vista. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em conjunto com a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
A parceria entre a Seap e a DPE-AM tem como objetivo acompanhar e garantir a agilidade na análise dos processos judiciais dos presos provisórios e sentenciados, ao mesmo tempo produzindo a redução de custos. Neste mês, as atividades acontecerão nas unidades, cumprindo o cronograma de 30 atendimentos diários.
O diretor do CDPM 2, Lucas Maceda, ressalta a importância do serviço que está sendo oferecido a todos os internos das unidades sem distinção entre presos provisórios e sentenciados, “Isso ajuda muito para que nós possamos assistir aos internos da melhor forma possível na parte da assistência jurídica”, finaliza Lucas.
De acordo com o defensor público Thiago Rosas, os atendimentos serão feitos diariamente em todas as unidades prisionais da capital e ressalta o tempo indeterminado da ação nas unidades. “Não temos um dia específico, nosso objetivo principal é atender todo o corpo carcerário, possibilitando a rapidez nos processos e com isso reduzir a super lotação nas cadeias”, concluiu Thiago.