Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Assembleia presta contas de atuação em prol da comunidade estudantil
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Assembleia presta contas de atuação em prol da comunidade estudantil

11/08/2019
POSTAR DOMINGO ALEAM PARLAMENTO JOVEM foto Rubilar Santos Aleam
Compartilhar

POSTAR DOMINGO ALEAM PARLAMENTO JOVEM foto Rubilar Santos Aleam

 

Quatro mil quinhentos e nove alunos das redes pública e privada de ensino foram atendidos pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), este ano. A divulgação dos números pelo Parlamento faz parte das medidas de transparência adotadas pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), desde o início de sua gestão à frente da Mesa Diretora, em 1º de fevereiro, e culmina com a comemoração do Dia do Estudante, festejado no Brasil neste domingo (11).

Em homenagem à data voltada à comunidade estudantil, e como demonstração do compromisso com o segmento, o Poder Legislativo contabilizou também as estatísticas da atuação dos deputados, especialmente quanto à produção de projetos de melhorias destinados aos estudantes amazonenses. Segundo dados disponibilizados no site da Aleam, de 1º de fevereiro a 9 de agosto, dos 482 Projetos de Lei Ordinária (PLs) apresentados, aproximadamente 50 são destinados à área da Educação, sendo grande parte deles em benefício direto dos estudantes.

Os alunos atendidos pela Assembleia, até o momento, nesta 19ª Legislatura, estiveram na “Casa do Povo” participando de três projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo. Ao todo, 81 escolas se fizeram representadas durante as dinâmicas propostas pelo “Conhecendo o Legislativo”, “Parlamento Jovem” e “Palestras de Educação Cidadã”. De acordo com a gerente de Educação Cidadã da Aleam, Cassandra Serejo, o objetivo principal dos projetos é levar a consciência política e crítica para a juventude. “Mostramos a importância que eles têm dentro do cenário social e político do país, promovendo também uma aproximação maior do Parlamento com a classe estudantil”, disse Cassandra.

No projeto “Conhecendo o Legislativo”, os alunos têm a oportunidade de assistir palestras de educação cidadã e conhecer as dependências da Aleam, acompanhados por pedagogos do quadro de servidores do Legislativo. No “Parlamento Jovem”, os estudantes têm a possibilidade de vivenciar a rotina de um deputado estadual e exercer um mandato de dez dias. Quanto às “Palestras de Educação Cidadã”, os jovens discutem temas de relevância no que diz respeito às temáticas da democracia e da ética para a formação do cidadão.

Projetos

Alguns dos vários projetos de interesse do segmento estudantil apresentados pelos parlamentares em 2019, e em tramitação na Aleam, são o PL 412, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), que dispõe sobre o ensino de música nas escolas estaduais do Amazonas; o PL 297, do deputado Fausto Júnior (PV), dispondo sobre a meia passagem para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior no serviço de transporte fluvial intermunicipal; o PL 297, de iniciativa do deputado Saullo Vianna (PPS), que autoriza o governo do estado a assegurar aos portadores de necessidades especiais prioridade de vaga em escolas e creches públicas próximas de suas residências; o PL 78, da deputada Joana Darc (PR), instituindo a política estadual de assistência à saúde dos alunos com diabetes nas escolas da rede estadual de ensino; e o PL 121, de autoria da vice-presidente da Casa, deputada Alessandra Campêlo (MDB), dispondo sobre o direito a filhos e/ou dependentes legais de mulheres vítimas de violência doméstica de preferência na transferência institucional na rede pública e particular de ensino do estado do Amazonas.

Histórico

O Dia do Estudante foi instituído em 1927, cem anos depois de o imperador D. Pedro I criar as duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo. O dia 11 de agosto tem também outro importante significado para os estudantes, pois foi nesta data, em 1937, que nasceu a União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade defensora dos direitos e deveres de todos os alunos do país.

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Edvanildo Lobo

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Diabetes, Direitos da Mulher, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de Pernambuco, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Fausto Júnior, Joana Darc, Josué Neto, Legislação, Região Nordeste, Região Sudeste, Saúde, Saullo Vianna, Sinésio Campos, Transparência, Transporte, Universidade Federal, Universidades, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus