Depois de reiterados ataques ao modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM), realizados pelas mais diversas autoridades da República, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, por meio de declarações à mídia, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) encampa a defesa do modelo de incentivos fiscais por entender que não há, a priori, um substituto à altura da ZFM no horizonte.
As reações na Aleam foram unânimes e imediatas. Praticamente todos os parlamentares lamentaram a situação e acusaram o ministro da Economia Paulo Guedes de desconhecimento da realidade amazônica e prometeram reagir.
Para Serafim Correa (PSB), é um absurdo que Guedes continue sem entender “absolutamente nada de ZFM e de Amazônia”. Segundo o parlamentar, essa é mais uma mostra de que o ministro é contra o Brasil e contra toda Amazônia. “Creio que agora ninguém mais pode ter dúvidas das intenções do ministro Paulo Guedes. Ele é visceralmente contra a ZFM e a toda hora, todo instante, na primeira oportunidade, ele resolve agredir o modelo, que é o único modelo de preservação ambiental que deu certo na Amazônia”, ressaltou.
O presidente da Aleam, Josué Neto, afirmou que a situação precisa de iniciativas positivas e firmou parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon) para realizar um evento para tratar de assuntos como a Reforma Tributária e seus impactos para a ZFM. “Talvez o Paulo Guedes tenha sentado no banco da faculdade 40, 50 anos atrás, e não entrou na cabeça dele que as questões ambientais, econômicas, questões sociais, elas caminham lado a lado”, afirmou.
“Esperamos, sinceramente, que esses avanços prossigam, pois não temos dúvida de que, se o Governo Federal cuidar bem da Amazônia e da sua rica biodiversidade, estará cuidando bem da própria segurança e soberania nacional; assim como, também preservar a Zona Franca de Manaus é assegurar o desenvolvimento econômico do norte do país de forma sustentável”, destacou o líder do PP na Aleam, deputado Belarmino Lins.
Único representante do partido do presidente Bolsonaro na Aleam, o delegado Péricles (PSL) reverbera os sentimentos locais. “Meu posicionamento, independentemente de siglas partidárias, é contra qualquer movimentação que engesse/prejudique a Zona Franca de Manaus. Em minha opinião, pronunciamentos que questionem validade e eficácia de tal modelo demonstram total desconhecimento e precisam ser revistos. E não só pela defesa da manutenção da ZFM, mas também pela manutenção de sua competitividade. Estou vigilante para atuar junto à bancada federal e ao próprio PSL pelo o que é realmente favorável ao crescimento do nosso Amazonas”, afirmou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Fotos: Danilo Mello