A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, na tarde desta terça-feira (6), a medalha Ruy Araújo à cantora lírica amazonense Taís Daniela Leite Vieira. A condecoração à soprano foi proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD), e aconteceu durante Sessão Especial, no Plenário Ruy Araújo, que contou com a presença de autoridades, familiares e amigos da homenageada.
A maior comenda do Parlamento estadual foi entregue à artista em razão de seu desempenho como cantora profissional há 21 anos e seu reconhecimento mundial, prestando relevantes serviços no âmbito cultural em favor da sociedade amazonense.
Ao fazer uso da tribuna, o deputado Josué Neto fez um breve relato da trajetória artística de Taís Vieira. Além de cantora, a homenageada é professora e doutoranda em Música, e tem semeado sonhos, para mudar os rumos de pequenas vidas, através de projetos sociais. O parlamentar citou algumas ações realizadas pela cantora, como o Canto para Todos, feito com crianças, adolescentes, adultos e idosos, visando desenvolver seus potenciais como cantores, através de dicas de canto; e o Metal Ópera Rock, em que toca música erudita com banda de rock, reunindo grupos sociais e estimulando jovens a conhecerem e apreciarem a música clássica.
Outra iniciativa da cantora enumerada pelo deputado é o Cantando para as Águas, no qual canta, com parcerias e formações diversas, músicas dedicadas às águas, com o objetivo de sensibilizar o ser humano do uso consciente da água e de todos os recursos naturais, realçando o cuidado e amor por si mesmo, pelo próximo e pela natureza. Josué lembrou ainda que Taís é madrinha da Camerata Ukulelê, do município de Manacapuru (a 68 Km de Manaus), onde crianças e adolescentes tocam instrumentos que eles mesmos constroem com o uso de madeiras descartadas.
Na opinião do presidente da Aleam, Taís Vieira é exemplo para os artistas do Amazonas. “Graças a Deus que nós temos uma amazonense, como a Taís, que serve de inspiração para tantos outros artistas, cantores e atores de teatro”, frisou o parlamentar. De acordo com Josué Neto, a Assembleia se sente feliz e emocionada em poder concedê-la a medalha Ruy Araújo. “É uma alegria e uma honra para a nossa Casa homenagear a Taís”, enfatizou Josué Neto.
Demonstrando felicidade com o momento,
Taís Vieira declarou estar se sentindo abraçada pelo seu povo, ao receber a medalha Ruy Araújo. “Eu recebo essa comenda com muita honra, respeito e humildade, acreditando que não é resultado apenas do meu trabalho, mas de todo o amor e dedicação que meu pai e minha mãe, e todos os meus ancestrais, fizeram para a família, e também o que todo o Amazonas proporcionou de condições para que eu pudesse chegar aqui onde eu estou. Então, eu sou muito grata”, expressou a soprano. Ela dedicou a medalha a todos os seus mestres, a exemplo do maestro Nivaldo Santiago.
Formada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), recentemente Taís Vieira foi convidada a ministrar um workshop com as técnicas desenvolvidas em sua pesquisa de doutorado no 48° Simpósio do Cuidado com a Voz Profissional da Academia de Artes da Philadelphia, nos EUA. Atualmente, Taís integra o elenco do musical O Fantasma da Ópera, espetáculo consagrado no teatro musical brasileiro.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Fotos: Elisa Garcia Maia