A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei n° 168/2019, que institui dezembro como o mês de combate ao câncer de pele no Estado. O período já era utilizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para promover campanha de prevenção junto à população. A matéria foi apresentada pelo deputado Dr. Gomes (PSC), que é membro da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam.
“Através desta divulgação, teremos mais chance de diagnóstico precoce, para que todos os órgãos de saúde possam trabalhar preventivamente e também encaminhar os casos para os hospitais competentes, como a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Fundação Alfredo da Mata, para tratamento”, explicou.
O parlamentar lembrou a predisposição dos amazonenses em desenvolver a doença por conta do clima. “O nosso clima é muito quente, o trabalhador se expõe muito à incidência dos raios solares. Daí a importância de se reforçar os cuidados com a pele e a relevância do projeto, mas a boa notícia o câncer de pele, se diagnosticado precocemente, tem grande chance de cura. Por isso, é fundamental a divulgação da campanha para que toda a população do Amazonas possa se prevenir e tratar os casos que venham a aparecer, aumentando aí as chances de cura em até 90% através desta divulgação”, defendeu.
Números
De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos no Brasil correspondem ao câncer da pele, até julho de 2019 foram identificados 505 casos de pele no Amazonas, segundo a Fundação Alfredo da Mata.
Existem três tipos de câncer de pele com maior ocorrência, como o carcinoma basocelular, que aparece nos braços, rosto e orelhas; o carcinoma espino celular e o melanoma maligno, sendo este último com uma forma de verruga, às vezes irregular, com mudança de coloração ao longo do tempo.
Curiosidade
De acordo com Dr. Gomes, a cor escolhida para a campanha leva esse nome porque o desenho da superfície da laranja (fruta) se assemelha a da pele, assim como a forma arredondada da laranja remete à forma comum de alguns tipos de manchas na pele indicativas de câncer.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso