A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começou nesta segunda-feira (10) a quarta turma do projeto Formação em Atividade Legislativa (FAL), promovido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
O projeto oferece a vereadores, prefeitos e a servidores dos poderes Executivo e Legislativo municipais, cursos de qualificação voltados para suas atividades-fim, desde a elaboração de uma redação oficial até a emissão de pareceres jurídicos, por exemplo.
Neste módulo, a Escola do Legislativo está oferecendo os cursos de Técnica Legislativa, com o professor Rogério Oliveira, Noções Básicas de Orçamento Público, com o professor Elinson Lima, e Noções Básicas do Processo Legislativo, com a professora Marlias Teotônio. Todos os instrutores são servidores da Assembleia Legislativa, com especialização em suas áreas e formação pedagógica.
Implantado em abril deste ano, o FAL já atendeu, em seu Módulo Inicial, servidores das Câmaras Municipais de Tonantins (distante 865 km de Manaus em linha reta), Coari (distante 363 km da Capital), Manacapuru (68 km), Canutama (619 km) e Lábrea (702 km). No módulo atual está recebendo vereadores de Barcelos (399 km), Juruá (674 km), Itapiranga (227 km), Alvarães (531 km) e Beruri (173 km), e duas servidoras da Funasa Manaus, interessadas nos temas do módulo inicial.
Nos próximos meses de outubro e novembro deste ano, o FAL vai oferecer os módulos intermediário e avançado. No módulo intermediário serão oferecidos cursos de Assessoria Parlamentar, Excelência no Atendimento, Gestão de Gabinete, Orçamento Impositivo e Elaboração de Pareceres Técnicos. Em novembro, no módulo avançado, os cursos serão de Marketing Político, E-social na Administração Pública nível 1 e Noções de Direito Eleitoral.
Diretoria da Escola do Legislativo da Aleam
Texto: Solange Elias
Foto: Elisa Garcia Maia