Artesãos da Prefeitura de Manaus participam de evento de empreendedorismo e turismo sustentável
Dando continuidade as ações de apoio à Economia Solidária e Criativa, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), continua traçando estratégias para o desenvolvimento e crescimento dos profissionais do segmento. Através de parcerias com diversos órgãos, são ofertadas oportunidades para capacitação, exposição e comercialização dos produtos desenvolvidos por eles.
No início deste mês, a Semtepi fechou parceria com a Marinho Comércio Exterior para a realização de mais uma ação. Pelo menos 30 artesãos participaram da Feira de Economia Solidária e Criativa da XIV Conferência Nacional e Internacional de Turismo e Empreendedorismo Sustentável (Conates), que foi realizada nos dias 13 e 14 de novembro, com atividades na Praça da Polícia e no Colégio Amazonense Dom Pedro II.
A programação da Conates deste ano contou com a presença de cônsules de vários países em diversas palestras, debates e ainda uma visita técnica ao município de Novo Airão. Oficinas, rodada de negócios, workshop, painéis, expositores culturais e um desfile com biojoias e artesanatos amazônicos também fizeram parte das atividades.
A artesã da etnia Ticuna, Maria Valda, trabalha há mais de 20 anos com joias regionais feitas de sementes e fibras da Amazônia. Ela conta que desde seu egresso ao grupo cadastrado na secretaria, teve muitos resultados positivos que levaram seus produtos para outras cidades do Brasil e até mesmo para fora do país. “Eu participo de projetos como o Catálogo do Artesanato, desde a primeira edição e lembro sempre dos desafios que enfrentamos até aqui. Hoje a realidade é diferente. Agora eu conto com a ajuda da minha filha e ainda ajudo outros artesãos a conhecerem mais sobre as ações da Prefeitura”, contou.
Segundo o diretor do departamento de Economia Solidaria e Criativa da Semtepi, Francisco Virgílio, essa é mais uma das ações realizadas pensando no benefício dos artistas. “Muitas são as iniciativas criadas. Esta parceria com o Conates permitiu que vários artesãos possam mostrar seus trabalhos para a população e para grandes empresários, principalmente de Turismo, num evento internacional”, concluiu.
— — —
Texto – Mariel Justa