O Departamento de Estatística da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realiza duas pesquisas, sendo uma delas inédita, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), durante o período bovino. A primeira vai medir o sentimento do parintinense em relação à atividade turística proporcionada pela festa dos Bois Caprichoso e Garantido, bem como sobre a infraestrutura da cidade, em que o próprio cidadão faz uso da estrutura no dia a dia durante todo o ano.
“O objetivo é identificar o que a população pensa sobre a atividade turística e sobre o festival, em que como a cidade está preparada com infraestrutura para receber os turistas”, disse o diretor do departamento, Francisco Alves.
Francisco Alves informou ainda que a segunda pesquisa, iniciada nesta sexta-feira (28/06), vai identificar o perfil do turista que desembarca na ilha no período do Festival. “Queremos saber do turista a avaliação da infraestrutura da cidade, além dos equipamentos turísticos que são colocados à sua disposição, e também tentar identificar índices econômicos, como comportamento de consumo, onde verificamos o gasto do pessoal e em que ele está gastando, e outros itens que por ventura os turistas vierem a destacar”, declarou Francisco.
A pesquisa vai identificar ainda o número de visitantes na Ilha. No ano passado, cerca de 60 mil turistas brincaram a festa dos bois em Parintins, injetando na economia parintinense aproximadamente R$ 37 milhões.