A Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu a confirmação de que será sede do 34º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo, que ocorrerá em 2020. O objetivo do encontro é congregar centenas de Câmaras Municipais e dezenas de Assembleias Legislativas, que possuem suas próprias escolas do Legislativo, num único espaço para discutir os rumos do movimento e propor ações voltadas à educação nas Casas Legislativas e nas Cortes de Contas. Na ocasião será escrita coletivamente a Carta de Manaus, contendo as diretrizes das Escolas do Legislativo e de Contas para o próximo ano.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo da Aleam, João Paulo Jacob, a escolha de Manaus para ser a sede do Encontro Nacional é fruto do trabalho realizado ao longo dos anos, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo, fortalecendo sua relação com a sociedade, propiciando formação política e educação para a cidadania. “Ao mesmo tempo em que é uma honra, é um encargo muito grande porque irão vir ao Amazonas diversas Escolas de todo o Brasil. A Escola do Legislativo José Lindoso irá trabalhar fortemente na elaboração dos temas a serem debatidos durante o Encontro Nacional para o avanço do ensino no legislativo. A expectativa para o Encontro é a melhor possível”, finalizou.
O Encontro Nacional é realizado pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), entidade sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas.
Atualmente são mais de 200 Escolas no Senado Federal, Câmara dos Deputados, nas 27 Assembleias Legislativas e Cortes de Contas e em diversos municípios brasileiros, em estágios diferentes de funcionamento e atividades.
Diretoria de Comunicação da Aleam