O Amazonas marca presença na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, a SBPC ocorre até o dia 27 de julho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.
A Fapeam juntamente com outras fundações de amparo à pesquisa do País participa no estande do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), na mostra de ciência, tecnologia e inovação ExpoT&C.
No estande estão informações sobre a atuação da Fapeam, bem como é possível conhecer algumas pesquisas apoiadas no Amazonas, as suas cinco linhas de ação, que são: formação e capacitação de recursos humanos; pesquisa, tecnologia e inovação; infraestrutura e organização institucional CT&I; popularização e difusão de CT&I e intercâmbio e cooperação interinstitucional, nacional e internacional, bem como os programas já lançados e investimentos realizados no primeiro semestre de 2019.
De janeiro a junho, a Fapeam já investiu mais de R$ 57 milhões para apoiar a formação de recursos humanos, pesquisa, inovação e popularização e difusão da CT&I no Amazonas.
Nesta edição da SBPC um dos programas destacados pela Fapeam é o Programa Ciência na Escola (PCE). Neste ano, o PCE recebeu 742 propostas de professores da educação básica de escolas estaduais e municipais de Manaus e de escolas estaduais do interior do Amazonas. Desse total, 619 foram aprovadas. Ao todo, serão disponibilizadas pelo PCE 2.476 bolsas para capital e interior.
Além do aumento no número de bolsas e projetos, em comemoração aos 15 anos do PCE (criado em 2004), esta edição está sendo chamada de Edição Ouro e oferecerá premiação para os melhores projetos do ano, também será realizado um seminário de apresentação de trabalhos e lançada uma revista com publicação dos resumos dos trabalhos.
No estande do Confap na SBPC, além da Fapeam, é possível conhecer uma parte dos os trabalhos desenvolvidos por outras fundações de amparo à pesquisa (FAPs) dos Estados do Alagoas (Fapeal), Goiás (Fapeg), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Rio de Janeiro (Faperj) e São Paulo (Fapesp). As FAPs do Maranhão (Fapema) e do Mato Grosso do Sul (Fundect) – anfitriã do evento –também participam da ExpoT&C com estandes próprios.
ExpoT&C – O espaço reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviço.