No terceiro dia de aula, nesta quinta-feira (21), os alunos do Curso Estratégia de Escrita iniciaram a parte prática do conteúdo ministrado pela professora Adriana Eugênia Antony Afonso, mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O curso acontece até esta sexta-feira (22), na sala 3, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, no período das 14h às 17h.
Durante as três horas de dinâmica em sala de aula, os estudantes trabalharam a produção da escrita, focando na organização das ideias para a construção de pequenas frases, até o entendimento de um texto como um produto completo, com começo, meio e fim. “A ideia é fazer com que o aluno consiga analisar um texto escrito desde o seu processamento até o processo de escrita propriamente dito”, afirmou Adriana Afonso, referindo-se ao objetivo principal do curso.
Segundo a professora, o conteúdo do curso está pautado na construção textual a partir da leitura, para fazer com que os alunos entendam como é que se dá o processamento dos conhecimentos que estão em um texto escrito. “Entender como funciona o texto, para no momento da escrita ele conseguir ter criticidade sobre o próprio texto”, explicou Adriana.
A professora também explicou que um detalhe importante que o autor deve levar em consideração, quando escreve, é o caráter público do texto. “A partir do momento que a gente escreve, o texto não é mais nosso, é um texto que vai depender do olhar de outra pessoa. Então, nós temos sempre que fazer um jogo de imagens, tentando nos colocar no lugar do outro, para saber que objetivos e que relevância esse texto vai ter para a outra pessoa”, observou.
Aluna do curso, a assistente social Jucilane Souza Corrêa declarou que resolveu fazê-lo com o propósito de se qualificar. “Aprender a interpretar melhor um texto, fazer uma boa leitura”, disse Jucilane. Já a estudante Elizângela Corrêa da Paixão Teles revelou que procurou o curso em busca de se atualizar. “Como sempre há mudanças, a gente faz por onde se adequar a essas mudanças”, expressou Elizângela.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Elisa Garcia Maia