Grupo de alunos do curso Técnico em Enfermagem do Cetam/Nhamundá realizou simulações de primeiros socorros em vários pontos da cidade. De forma muito didática, prática e utilizando linguagem simples, a proposta foi de repassar à população a importância de saber agir em situações de emergência, nas quais seja necessário manter sinais vitais de vítimas, evitando o agravamento de diferentes quadros de saúde.
Além de atrair a atenção da população durante a realização dos procedimentos de primeiros socorros, os alunos também abordaram aspectos relacionados à privacidade e exposição das vítimas durante situações de sinistro, como: fotografias, filmagens e publicação em grupos redes sociais.
“Foi uma simulação muito realística. Os alunos estavam caracterizados como se tudo fosse parte do cotidiano deles. O público presente teve a oportunidade de aprender vários procedimentos de primeiros socorros, todos focados na intenção de auxilio rápido, sendo aplicados nestes e em outros casos de saúde para garantir o bem estar dos pacientes”, disse a instrutora do curso, enfermeira Cleane Duque.