Na cidade de Ipixuna (distante de Manaus 1.364 quilômetros em linha reta), uma turma do curso Técnico em Eletrotécnica realizou a manutenção e reparo de equipamentos eletrodomésticos de pessoas próximas que pertencem à comunidade.
A iniciativa é parte das aulas práticas da disciplina ministrada pelo instrutor Francisco Silva. Sob a supervisão dele, a turma, composta por 33 alunos, aplica a teoria aprendida em sala de aula para dar solução às diversas situações concretas que cada aparelho apresenta. Enquanto isso, eles fixam e ampliam o repertório sobre vários temas como: aspectos e funcionamento das máquinas universais (estator, rotor e campo magnético); identificando placas de motores de indução monofásicos e trifásico; desmontagem de motores elétricos síncronos e assíncronos; teste de resistência e isolamento; teste e análise de falhas de sequência de fase; montagem e desmontagem de transformador de baixa tensão (127-220v); ensaio de teste de campo magnético; análise do funcionamento de motores com rotor bobinado de C.C.; verificação de coletor e escovas.
“A prática foi extremamente produtiva. O grupo conseguiu aplicar a teoria, trocou experiências e ampliou o conhecimento. Além disso, essa aula teve um cunho social e de interação com os populares. Os serviços aqui realizados foram com alguns equipamentos eletrodomésticos dos próprios alunos e de pessoas da comunidade conhecidos deles. Alguns dos aparelhos estavam com defeito e foram consertados; em outros foi realizada manutenção preventiva. Tudo isso de forma gratuita.”, explicou o instrutor Francisco Silva.