Ansiedade e expectativa marcam os dias que antecedem o I Júri Simulado no município de Beruri. O evento acontecerá dia 3 de dezembro e é organizado pela turma do curso Técnico em Serviços Jurídicos do Centro de Estadual de Educação Tecnológica (Cetam).O evento é aberto ao público e será realizado na Câmara Municipal de Beruri, município distante 173 quilômetros de Manaus em linha reta. Os próprios alunos atuarão na simulação. A turma é formada por 46 pessoas, que vêm ensaiando diariamente. Aquelas que não tiverem um papel no júri, serão staff, equipe de suporte.
A advogada Rhaiza Juliana Oliveira Vieira é a instrutora do curso e responsável por orientar os alunos para que tenham uma boa desenvoltura na simulação. “Primeiramente, estamos ajustando a oratória e atos de cada um”, explica a instrutora, acrescentando que a simulação de procedimentos jurídicos serve para unir os assuntos estudados em noções de Direito Penal e Processual Penal.
Paula Yanca Pinheiro Videira, 18, estará no evento. Será uma oficiala de justiça. Ela, que é a aluna mais nova da turma, se diz animada e preparada para o grande dia. “Estamos ensaiando muito, usando termos jurídicos. Creio que tudo sairá conforme o previsto”, conta.
Apesar da pouca idade, Yanca se diz preocupada com o futuro. Ela ainda não sabe se fará faculdade de Direito, mas diz que está adorando o curso Técnico em Serviços Jurídicos ofertado pelo Cetam. “Também penso em fazer concurso público.”
Para o gerente do Cetam/Beruri, Valter Cordeiro, o evento é de extrema importância porque ajuda a qualificar o profissional para, futuramente, ser preposto, estagiário e, quem sabe, até funcionário do fórum. “A qualificação desses alunos ajudar a atender uma demanda na administração pública local. Essa é a primeira turma de Serviços Jurídicos em Beruri”, informou o gerente.