Na manhã desta quinta-feira (10), 51 alunos da Escola Estadual Osmar Pedrosa, localizada no bairro Cidade Nova V (zona norte), visitaram a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a convite do deputado Delegado Péricles (PSL).
Os estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, vieram acompanhados das professoras Ingrácia Freire Nunes, Jeane Xavier de Lima e Marilena Noronha Fernandes, participaram de palestra na Escola do Legislativo e assistiram parte da sessão plenária nas galerias. É mais uma escola que participa de um programa da Gerência de Educação, chamado “Conhecendo o Legislativo”.
O Delegado Péricles conversou com os alunos nas galerias. “Estive na Escola Estadual Omar Pedrosa no último mês e vi o quanto o modelo de gestão cívica de ensino já apresenta bons resultados na aprendizagem dos alunos, na disciplina. Hoje novamente parabenizei os professores, alunos e estendi meu reconhecimento aos pais, porque sei que a participação de todos têm sido fundamental para isso. Estou à disposição deles no que for necessário. Sempre fui defensor deste modelo. Seguirei assim”, explicou o parlamentar.
A pedagoga Ingrácia explicou que nenhum dos alunos presentes haviam visitado a Assembleia Legislativa e considera muito importante essa iniciativa da Casa. “O deputado Péricles gostou muito da nossa escola e nos convidou para conhecer funcionamento. Os alunos foram selecionados, tiveram a permissão dos pais e eu fui incumbida de representar a escola. Com certeza é muito importante essa interação. Na escola a gente trabalha, informa, mas não tanto como aqui”, declarou, citando a palestra da gerente da Educação Cidadã, Cassandra Serejo.
Quem manda é o povo
“Ela (Cassandra) proferiu palestra, conversou com os alunos, explicou sobre o funcionamento dos três poderes, direitos e deveres do cidadão, como formar um cidadão realmente consciente”, afirmou Ingrácia, com quem concorda Emanuelly Fernandes, 15 anos, estudante do 9º ano.
“Achei muito interessante, porque as pessoas falam tanto que os jovens são o futuro da nação, mas os jovens não participam muito de perto da política. A gente sabe o básico de política. Sabe que o presidente (da República) manda. Mas na palestra a gente aprendeu que não é só isso. A política vai além, a política está em tudo, nós somos a política também. Aprendemos que um presidente, para mandar, tem de passar pelo povo. Na verdade quem manda é o povo, tudo passa pela gente, mas não sabemos disso”, disse Emanuelly.
Diretoria de Comunicação da AleamTexto: Elizabeth MenezesFotógrafo: Rubilar Santos/Aleam