A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, na manhã desta quarta-feira (09), a turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Raimundo Nonato Oliveira, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, loteamento Castanheiras, Zona Leste de Manaus. Eles visitaram as dependências do Legislativo Estadual, por meio do programa “Conhecendo o Legislativo”, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
O objetivo principal do programa é despertar nos alunos, desde o início da vida escolar, uma reflexão política e cidadã sobre como funciona o parlamento, a democracia e a consciência política através de uma palestra sobre o tema e da participação em uma Sessão Plenária da Casa.
É importante ressaltar que esse programa criado pela Aleam, não é restrito apenas às escolas, podendo receber associações de moradores e idosos, por exemplo.
A escola Raimundo Nonato Oliveira está localizada à rua São Marcos, s/n, neste bairro, e tem como gestora a professora Jaqueline de Paula Velasco. A visita da escola contou com o acompanhamento das professoras Ilda Gonçalves, Cândida Nascimento e Eliana Matos orientando os cerca de 55 alunos que vieram visitar o Parlamento.
“Esta é a primeira vez que essa turma está visitando as instalações da Assembleia Legislativa, através do programa Conhecendo o Legislativo”, revelou a professora Eliana Matos, destacando que essa visita é extremamente importante, porque eles já vão conhecendo como funciona a política através de uma visão consciente, aprendendo desde já a ser um cidadão e de como agir perante a sociedade. “Através dessa visita, eles já passam a ter os primeiros conhecimentos sobre os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que ainda não sabiam, e, o melhor, vão para casa mais conscientes e esses conhecimentos, com certeza, vão passar para os pais, que, em muitos casos, são leigos também nesse assunto”.
Outra que deu sua opinião foi a educadora Cândida Nascimento, destacando o programa Instituto Ayrton Senna (IAS), que atua na Escola executando um trabalho voltado para crianças com até dez anos de idade que ainda não foram alfabetizadas. O objetivo é alfabetizá-las e avançá-las no nível escolar. “A gente observa no semblante dos alunos a empolgação deles em tudo que é explicado e isso causa uma impressão muito boa. Para nós, essa é uma boa iniciativa, pois abrir as portas do Legislativo amplia e facilita o acesso aos trabalhos desempenhados pelos deputados, permitindo melhorar a visão que as pessoas têm sobre como funciona o Parlamento”, destacou a professora Cândida.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Raimundo Nonato Lopes
Foto: Rubilar Santos/Aleam