Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alimentação não-industrializada é tema de mostra nas escolas estaduais da zona oeste de Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Alimentação não-industrializada é tema de mostra nas escolas estaduais da zona oeste de Manaus

22/10/2019
Compartilhar

17:02 – 22/10/2019
FOTO: CLEUDILON PASSARINHO
A ação contou com exposições, degustação de alimentos, avaliação e orientação nutricional
Com o objetivo de orientar, conscientizar, e proporcionar alternativas à comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável, a escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito, na zona oeste de Manaus, recebeu, nesta terça-feira (22), a 3ª Mostra de Alimentação Saudável. A ação, que contou com exposições, degustação de alimentos, avaliação e orientação nutricional, teve ainda a participação da escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, escola Estadual Marquês de Santa Cruz e da Faculdade Metropolitana (Fametro).
Para incentivar a redução do consumo de alimentos industrializados e valorizar os alimentos saudáveis nas instituições de ensino, a Secretaria de Estado de educação e Desporto utiliza palestras, oficinas e orientações diárias sobre a importância da alimentação saudável.
Segundo o professor que coordena o distrito 4 da capital, João Batista, o evento é sempre um sucesso e, além de mobilizar várias instituições, consegue envolver os pais e responsáveis da escola. “Esse evento é realizado a cada ano em uma instituição diferente e em todas as etapas realizamos a apresentação do objeto estudado. Tem sido uma atividade de sucesso e estimula pais e estudantes a repensarem seus hábitos alimentares”, disse.
Valéria Favacho, nutricionista da REDE estadual e responsável pela execução do projeto, ressalta a importância desse estímulo aos estudantes, com preocupação na mudança do perfil nutricional da população. “Percebemos o quanto a má alimentação e o sedentarismo são prejudiciais, bem como o aumento de peso que influencia diretamente no avanço de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e outras”, destacou.
Projetos – Representantes das quatro instituições apresentaram um alimento pré-selecionado, falando sobre os benefícios. A estudante Lissandra Benarroz, 10, da escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, trouxe aos participantes os valores nutritivos banana, fruta já incluída no cardápio escolar.
“A banana é uma grande fonte de potássio e cálcio, ajuda a regular os níveis da pressão arterial, previne derrame ou um ataque cardíaco. Por conter fonte de fibras alimentares, o consumo da banana ajuda ainda a tornar o intestino saudável”, disse.
A anfitriã da mostra, a escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito, trouxe como tema “Sustentabilidade na alimentação escolar”, onde foi apresentado aos estudantes “Suco dos Super-Heróis”, que dá uma nova roupagem aos sucos não tão convencionais como o de beterraba, laranja com gengibre, limão com couve e outros.
O professor Isaac Viana, responsável pela turma, afirma que essa foi uma maneira de conseguir fazer com que os alunos consumam tais sucos. “Nossa ideia foi a de dinamizar a forma com que eles consomem, com isso criamos os do Homem de Ferro, Hulk, Bat-Girl e muitos outros, tornando assim a alimentação mais leve e divertida”, afirma.
Já o projeto “Plantas Alimentícias Não Convencionais” (PANCs) trouxe sua contribuição através de plantas facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo em calçadas de ruas, mas não conhecidas pelos seus valores alimentícios. Com estas plantas são feitos chás, geleias, caldos e outros.
Público – Além dos estudantes das instituições, a 3ª Mostra de Alimentação Saudável teve a participação e interação dos pais e responsáveis, que, além de degustarem pratos saudáveis, puderam conhecer um pouco mais sobre itens alimentares facilmente reutilizados.
A dona de casa Merivalda Borges, avó de dois alunos, conta como a iniciativa é importante e PODE mudar a rotina dos seus netos. “Eu sempre estou muito atenta quanto ao que eles consomem, pois nessa idade refrigerantes e doces são as coisas que mais os atraem, por isso é tão importante que a escola fortaleça iniciativas como essa, para que nós, pais e responsáveis, também possamos ter acesso a estas receitas”, enfatiza.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Câncer, Diabetes, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

FVS apresenta atualização sobre Vírus Respiratórios no Amazonas

13/10/2025

Polícia Civil do Amazonas divulga as imagens de duas pessoas que desapareceram em Manaus

13/10/2025

Governo do Amazonas apoia ações de popularização da ciência em São Gabriel da Cachoeira

13/10/2025
Governo do Amazonas

Seas inicia distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade

13/10/2025

Parceria científica fortalece a vigilância em saúde e a pesquisa amazônica

13/10/2025

No Dia Nacional da Pecuária, Idam reforça compromisso de difundir práticas sustentáveis

13/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus