Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) afirmou que o Governo assumiu o compromisso de reativar ainda este ano o Projeto Vidativa, que oferece a pessoas idosas atendimento multidisciplinar com foco na prevenção de doenças, além de esporte, lazer, cultura e cursos de qualificação.
“O Vidativa vai voltar em toda a sua plenitude como já foi, inclusive repaginado, reformulado e modernizado, atendendo as necessidades atuais e nós temos já um compromisso assumido. Ontem o governador em exercício, o nosso vice-governador Carlos Almeida Filho, já falou do compromisso da volta do programa”, assegurou a deputada nesta quinta-feira (11).
Segundo Alessandra, o Vidativa volta ainda este ano, provavelmente a partir do mês de agosto. O projeto está parado desde o mês de janeiro e prejudica o atendimento de mais de 5 mil idosos na capital e interior, porque a administração passada não previu recursos no orçamento para a execução do mesmo em 2019.
“Este ano o programa deve voltar parcialmente porque a gente está trabalhando com o orçamento proposto pelo governo anterior, que não incluiu o Vidativa nesse orçamento, e a gente está trabalhando para que no ano que vem o projeto volte na sua plenitude”, explicou a parlamentar do MDB.
O Vidativa funcionava em 47 núcleos espalhados pela capital e interior do Estado. Além dos bairros e centros de convivência, os serviços gratuitos do projeto eram oferecidos em municípios como Iranduba, Manacapuru e Parintins. Alessandra, que preside a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa, defende a ampliação e a descentralização do programa.
“O ideal é que o projeto seja descentralizado, porque a gente só tem um centro de convivência do idoso, que fica no bairro de Aparecida, então é difícil para que os idosos que vivem em outras áreas se deslocarem, tanto pela dificuldade de transporte coletivo como muitas vezes até por uma questão de saúde”, concluiu Alessandra.
Cessão de tempo
Após o pronunciamento, a deputada cedeu cinco minutos do seu tempo para a manifestação da presidente do Fórum Permanente do Idos (Fopi), Valcylene de Oliveira Souza. A cessão de tempo também teve a manifestação do senhor Salatiel Cirilo, representante dos grupos de idosos presentes na Casa. Ambos disseram que o Vidativa é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos idosos no Estado.
“Infelizmente esse projeto de grande importância para a comunidade idosa foi suspensa no mês de janeiro de 2019 até a data atual. Vale ressaltar que essa suspensão está prejudicando a pessoa idosa em todos os aspectos, pois tira dos idosos a oportunidade de acesso às atividades que proporcionam uma melhoria de qualidade de vida. O Projeto Vidativa funciona há 12 anos e é um projeto exitoso, grandioso, que beneficia a pessoa idosa e não pode ficar fora das ações do Governo do Estado do Amazonas ”, disse Valcylene de Oliveira.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian