Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) destacou avanços no atendimento do Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus. A fala aconteceu um dia após a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que teve a presença da secretária executiva adjunta de atenção especializada da capital, Dayana Mejia.
Na terça-feira (29), durante a apresentação do relatório semestral daquela unidade de saúde na sede do Poder Legislativo, os deputados tiveram conhecimento das metas e resultados dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.
Na tribuna, Alessandra enfatizou inicialmente as metas alcançadas nos exames de tomografia computadorizada no contrato que compreende o atendimento no Delphina Aziz e na UPA do Campos Sales, também na Zona Norte da capital. “O relatório apresentado pela Dra. Dayana me surpreendeu positivamente e trouxe dados que a população muitas vezes não sabe. Por exemplo, o Delphina Aziz nesses meses de contrato tinha a meta de realizar 3.642 tomografias e foram realizadas 5.916 tomografias computadorizadas. Foram 5.916 pessoas que saíram da fila da tomografia, que é gigantesca, porque durante mais de quatro anos nesse Estado se pagou tomografia que não era feita, se pagou ultrassonografia que não era feita, se pagava raio-x que não era feito e até preventivos e mamografias”, apontou Alessandra.
Embora reconheça que o Estado ainda precise avançar bastante na saúde, a deputada também destacou que as ressonâncias magnéticas do contrato do Delphina Aziz previam 404 exames por mês e um total de 2.424 em seis meses. A meta foi superada, com um total de 3.070 exames de abril a setembro.
Em relação aos exames de ultrassonografia, Alessandra apontou 15.784 exames no semestre. Foi outra marca superada pela atuação administração da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), uma vez que a previsão inicial do contrato previa 12.048 exames. A deputada também destacou as 2.404 ultrassonografias de Doppler colorido, além de números expressivos obtidos nas metas dos exames de mamografia, raio-X, endoscopia, colonoscopia e cirurgias eletivas (622 no semestre). “A gente tem que registrar esses avanços. Essa história de chegar aqui no microfone da Assembleia e dizer que o Delphina está fazendo três cirurgias por dia é falácia, é mentira. O Delphina tanto é porta de entrada quanto está atendendo o Sisreg”, concluiu a vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Foto: Jimmy Christian