Centrada na promoção do bem-estar e da autoestima dos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Diretoria de Assistência Social do Parlamento, através das Gerências dos Servidores Ativos e Inativos, desenvolve, ao longo do ano, uma série de atividades nas áreas social, de esportes e de lazer.
As dinâmicas acontecem tanto no ambiente interno da Casa, quanto em espaços externos, e envolvem a orientação de profissionais qualificados, integrantes dos próprios quadros do Legislativo estadual.
Além de passeios culturais, a Diretoria proporciona aos idosos o serviço de apoio jurídico, orientação social, visitas domiciliar e hospitalar, acompanhamentos social e domiciliar – inclusive a dependentes -, hidroginástica, aula de ritmos, pilates de solo e exercícios físicos na academia, estimulando a busca de mais qualidade de vida.
Segundo Eliane Ferreira da Silva, diretora de Assistência Social, é fundamental ter um olhar especial a quem tem dedicado boa parte de sua vida a desempenhar com ética e comprometimento o seu trabalho, sempre voltado a ajudar ao próximo. “Ter respeito e carinho com os idosos é essencial para uma sociedade mais humana. Por isso, cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história. Eles têm a experiência que merece todo o nosso respeito”, destacou Eliane.
UnATI é um marco na qualidade de vida do idoso
Uma ação marcante voltada à pessoa idosa no estado do Amazonas partiu da iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Josué Neto (PSD), em 2007. Nesse ano, o parlamentar apresentou o PL nº 178, criando a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Onze anos depois, através do PL nº 125/18, do Poder Executivo, houve uma expansão da ideia inicial, criando-se também a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).
Em mais de doze anos trabalhando em estudos sobre o envelhecimento humano e o atendimento especializado ao público da terceira idade, a UnATI já contabiliza uma considerável folha de serviços prestados à população idosa amazonense, por meio do desenvolvimento de experiências valiosas. Dentre estas, inúmeras podem ser citadas, a exemplo do lançamento, em 2016, de uma linha de remédios fitoterápicos, obtidos a partir de plantas, e do livro “Envelhecimento com qualidade de vida”. A linha de medicamentos recebeu o nome de “Produtos Pré-Envelhecimento com Qualidade” e se originou de pesquisas na área do envelhecimento realizadas em conjunto pela UnATI/UEA, Universidade de Santa Maria (UFSM) e Universidade Metropolitana de Tóquio.
A UnATI tem como objetivo produzir e disseminar conhecimentos por meio do desenvolvimento de ensino e pesquisa no processo de envelhecimento aos profissionais dos diversos campos do conhecimento. Outra missão da Universidade é a integração social e cultural das pessoas da idade tardia em atividades explícitas sob a supervisão de profissionais qualificados, oportunizando-as o acesso à Universidade Pública por meio de atividades que propiciem a atualização de conhecimentos. Atualmente, são ministrados diversos cursos para o público da terceira idade, assim como desenvolvidas atividades de lazer, esportes e cultura, atendendo a uma gama expressiva de pessoas com idade a partir dos 60 anos.
Origem do Dia Internacional das Pessoas Idosas
O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi instituído por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Hudson Fonseca/Aleam