Os trabalhos legislativos no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), serão reabertos na próxima quinta-feira (1), após os 15 dias do recesso parlamentar de julho, com a realização da 65ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Para este segundo semestre do ano, os 24 deputados terão algumas pautas importantes a serem debatidas, além de projetos de autoria parlamentar e outros originários do Executivo e do Judiciário.
Durante o primeiro semestre do ano, foram realizadas no plenário 64 Reuniões Ordinárias e três Extraordinárias, com 18 sessões de votação na Ordem do Dia, nas quais foram apreciadas 91 mensagens do governo, das quais somente duas não foram votadas: a Mensagem nº 73, encaminhando a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 03/2019, e a de 76/2019, encaminhando o Projeto de Lei Complementar nº 08/2019.
Ficaram ainda pendentes 8 vetos governamentais, dos quais 3 encaminhados durante o recesso e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) aprovando a composição de Conselho Estadual, que deverão entrar em pauta na próxima votação da Ordem do Dia, prevista para a 66ª Reunião Ordinária na quarta-feira (7). No primeiro semestre foram votados e aprovados pelos deputados 171 Projetos de Lei e deferidos e encaminhados 4.022 requerimentos.
Diretoria de Comunicação da ALEAM
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Danilo Mello