A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) irá concorrer ao Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em duas categorias: Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O programa Assembleia Viva concorrerá na categoria Atendimento ao Cidadão e o programa Doador Legal na de Projetos Especiais.
O Prêmio Assembleia Cidadã está na sua primeira edição e tem como objetivo incentivar projetos que busquem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo; contribuindo, desta forma, com a promoção de políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos Estados, alinhadas à modernização dos serviços legislativos prestados.
De acordo com a diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, todas as Assembleias Legislativas podem concorrer com até três programas, sendo um em cada uma das três categorias disponíveis. As inscrições iniciaram no dia 1º de outubro e encerram no próximo dia 3, e os concorrentes precisam apresentar um projeto contendo dentre outras informações os objetivos e uma proposta de ampliação do projeto com o recurso decorrente do prêmio, que é de R$ 20 mil por categoria.
Também é exigida a produção de um vídeo de sessenta segundos sobre o projeto para apresentação na Conferência Anual da Unale. “Estamos preparando todo o material e os vencedores serão anunciados entre os dias 20 a 22 de novembro, data da Conferência Anual, que acontecerá na cidade de Salvador (BA)”, disse a diretora.
A categoria Atendimento ao Cidadão irá premiar o melhor trabalho para as iniciativas e ações que levem diretamente atendimento ou serviço, prestados pela Assembleia Legislativa, ao cidadão. Nessa categoria se encaixa o programa “Assembleia Viva”, que é mantido pela doação voluntária dos servidores da Aleam, através de desconto mensal na folha de pagamento, previamente autorizado, para compra de bens e produtos que são destinados a instituições que atuam em favor da cidadania, assistência social, saúde, esporte, música, cultura e lazer.
“A Assembleia Viva tem um alcance além da cidadania, contemplando também a inclusão social, podendo beneficiar programas com viés inclusivo e também instituições do interior do Amazonas”, afirmou Karina Brilhante, presidente do programa.
O programa “Doador Legal” concorre na categoria Projetos Especiais, que premiará o melhor trabalho que trate diretamente da vida do cidadão, fora das ações normais do parlamento. O programa é uma parceria entra a Casa e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), com o intuito de formar um banco de doadores de sangue com os servidores da Aleam.
O Doador Legal promove constantemente ações de coleta de sangue nas dependências da Casa. O Hemoam fornece os equipamentos e técnicos e, apenas em uma edição do programa, realizada no primeiro semestre de 2019, foi alcançada a marca de 118 doadores. “Esse programa contribui com algo que é muito mais importante, que é o sangue, que pode salvar a vida de muitas pessoas”, destacou a diretora Eliane Ferreira, que é responsável pelo “Doador Legal”.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Alberto César Araújo