Por meio do Requerimento nº 2158/19, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou, na tarde desta terça-feira (20), o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), pelos seus 21 anos de atuação, completados no dia 18 de agosto. A solenidade aconteceu durante Sessão Especial, presidida pelo deputado Belarmino Lins (PP), no Plenário Ruy Araújo. O hospital, localizado em Manaus (AM), é referência em Neonatologia.
Durante a solenidade, a diretora do Icam, enfermeira Alessandra Santos, recebeu, em nome da instituição, uma placa comemorativa, das mãos da deputada Dra. Mayara. Também foi exibido um vídeo mostrando a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos pelo instituto, com destaque ao desempenho dos servidores e colaboradores que atuam no órgão estadual vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).
Em pronunciamento da tribuna, a deputada Dra. Mayara se disse honrada em poder homenagear o Icam. Segundo ela, 21 anos de existência é pouco para tanto que o instituto já fez pelas crianças do Amazonas e estados vizinhos, sendo ainda referência para a população indígena. A parlamentar destacou, em seu discurso, o trabalho de dispensação de medicamentos feito pelos profissionais do hospital na dose exata aos pacientes, prática esta conhecida como dose unitária. “Isso evita o desperdício de 40% das medicações por vocês manipuladas”, ressaltou a deputada, se referindo aos profissionais do instituto. Mayara informou que hoje 17 tipos de medicamentos são manipulados pelo Icam, o que representa redução de custos e tratamento mais humano e eficaz aos pacientes.
Para a diretora do Icam, Alessandra Santos, a homenagem na Aleam ao hospital representou é o reconhecimento do trabalho do órgão, perante a sociedade. “A importância de todo um trabalho sério que vem sendo feito ao longo de todos esses anos, o que é bem gratificante”, expressou a enfermeira. Ela informou que o órgão realiza atualmente o atendimento ambulatorial mensal de 670 crianças e adolescentes de até 16 anos de idade; possui uma taxa de ocupação na UTI de 87% e realiza 250 cirurgias por mês, entre pediátricas, neonatais e de alta complexidade. No total, o hospital tem 122 leitos, dos quais 100 de enfermarias e 22 de UTI.
A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada de Saúde da Capital, Dayana Mejia de Souza, que representou o governador Wilson Lima na cerimônia, salientou que a homenagem da Aleam, por meio da deputada Dra. Mayara, o reconhecimento da prestação do serviço público realizado durante anos, de uma notável instituição que atende a grande maioria das cirurgias pediátricas do estado do Amazonas. “Quando se fala de nível de especialidade no Icam, nós estamos com o mais alto nível de especialização dentro do serviço da pediatria no estado do Amazonas”, comentou a secretaria.
Conforme a direção do Icam, hoje o instituto tem aproximadamente 400 servidores estatutários e 4 empresas médicas, 2 empresas de enfermagem e 1 laboratório na condição de prestadores de serviços.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Elisa Garcia Maia