A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou, nesta segunda-feira (1), a Guarda Municipal de Manaus, pelos seus 70 anos de fundação, completados no dia 15 de junho. A comemoração aconteceu durante Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo, por meio de propositura dos deputados João Luiz (PRB) e Therezinha Ruiz (PSDB).
De acordo com a deputada Therezinha Ruiz, a homenagem foi uma forma de reconhecimento do Parlamento estadual pelo relevante trabalho desenvolvido pela instituição ao longo de sete décadas de atividades. “Nós aproveitamos esse momento para dizer da importância que tem este segmento, tanto na sociedade, quanto na população de uma maneira geral”, afirmou a parlamentar, que presidiu a Sessão.
Representando o prefeito Arthur Neto, o subsecretário da Casa Militar do Município de Manaus, tenente-coronel Thiago Balbi de Souza Lima, lembrou que a Guarda Municipal é uma das mais antigas do Brasil. “Muito antes de quando não havia essa questão na nossa Constituição, Manaus já tinha uma Guarda Municipal para guardar os seus bens”, disse o militar.
Segundo Thiago Balbi, a Guarda avançou bastante no decorrer dos anos. Ele destacou que, além de fazer a guarda de bens públicos, ela também auxilia com o uso da força nas atividades de fiscalização da Prefeitura, como no cumprimento da ‘lei do silêncio’. O subsecretário agradeceu à Assembleia pela confraternização. “Para nós, é uma comemoração que merecia ter esse aspecto grandioso”, afirmou Balbi, revelando que hoje existem cerca de 500 guardas municipais em Manaus, dos quais 30% são mulheres.
Além de uma placa comemorativa à Guarda Municipal, pela lembrança da data festiva, a Aleam entregou certificados a autoridades e guardas municipais na confraternização.
O diretor do Departamento do Comando da Guarda Municipal, Diego Coelho Xavier, ressaltou que esta segunda-feira se consagrou como um dos dias mais importantes da Guarda Municipal. Ele informou que a placa comemorativa recebida do Poder Legislativo terá destaque especial na sede da corporação, “para que todos possam ver”.
Histórico
A Guarda Municipal de Manaus foi criada em 15 de junho de 1949, através da Lei 132, com a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Com o lema “Servir e Proteger”, vem atuando em todas as zonas da capital, com bases de trabalho para garantir a segurança tanto do patrimônio de Manaus quanto da sociedade como um todo. Além das bases em pontos estratégicos, há o Comando Militar no Dom Pedro, o Grupo de Operação Especial e o Grupo de Combate Ostensivo.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Edmar Perrone /Aleam