A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, divulgou, nesta sexta-feira (1º), a lista de disciplinas com os respectivos professores do curso de Pós-Graduação em Poder Legislativo e Políticas Públicas. A grade curricular é composta de quinze módulos, com 25 horas/aula cada um, perfazendo um total de 375 horas/aula. O corpo docente está formado com oito professores-doutores, seis mestres e um especialista. O curso é uma parceria do Parlamento estadual com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Também nesta sexta-feira foi divulgada a lista preliminar dos classificados no processo seletivo da Pós-Graduação. O rol dos sessenta nomes pode ser acessado no site da Aleam (www.ale.am.gov.br), clicando na aba Assembleia, e nos links Escola do Legislativo/Unialeam, Pós-Graduação e Lista Preliminar de Classificados.
Segundo João Paulo Jacob, diretor da Escola do Legislativo, a lista preliminar demonstra uma ordem meritocrática. “Sem dúvida, nela estão os que realmente fizeram por merecer, os que estudaram e não mediram esforços para aproveitar essa oportunidade que a Assembleia Legislativa, junto com a Universidade Federal, concede aos seus servidores, efetivos e comissionados, de fazer uma pós-graduação com um excelente corpo docente e uma grade curricular voltada para a qualificação desses servidores, para que eles prestem uma melhor atividade-fim no serviço público”, afirmou João Paulo.
A partir da divulgação da lista preliminar os candidatos têm até às 14h de segunda-feira (4) para interpor recursos ao resultado da prova objetiva. As impugnações devem ser feitas pessoalmente na Gerência Didático-Pedagógica da Escola do Legislativo, conforme ressaltou o diretor João Paulo. “Quem porventura achar que tem algo de errado com a lista, ou que a prova dele não foi analisada corretamente, pode apresentar recurso, que será, tempestivamente, analisado e respondido com a maior isenção”, disse ele.
De acordo com o cronograma de atividades do processo seletivo, está confirmado para terça-feira (5) o anúncio do resultado final dos aprovados e classificados no concurso. No dia seguinte, quarta-feira (6), terá início o período de matrículas dos alunos, que se estenderá até sexta-feira (8). Ainda neste dia, às 18h, no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, acontecerá uma aula magna, que marcará o início do curso, cujo final está previsto para abril de 2021, totalizando 440 horas/aula, já incluídos o desenvolvimento e a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
As aulas do curso de Pós-Graduação em Poder Legislativo e Políticas Públicas serão ministradas na Escola do Legislativo, em dias de sexta-feira, das 18h às 22h, e sábado, das 8h às 18h. Eventualmente, alguns módulos poderão ser ministrados no domingo.
Confira os módulos e respectivos professores
Metodologia da Pesquisa Científica e Jurídica – Profº Dr. Dorli João Marques
Ciência Política, Sociedade e Representação Política – Profº Msc. Daniel Cardoso Gerhard
Direitos Fundamentais na CF e na CE – Profº Msc. Maurílio Casas Maia
Tópicos de Política Brasileira – Profª Dra. Patrícia de Melo Sampaio
Estado, Administração Pública, Poderes e Atos Administrativos – Profº Msc. Leland Barroso
Controle e Fiscalização Parlamentar – Profº Esp. Harleson dos Santos Arueira
Poder Legislativo e Processo Legislativo – Profº Msc. Fábio Amorim
Parlamento e Políticas Públicas – Profº Msc. Robério Braga
Atividade Financeira e Orçamento Público – Profº Dr. Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho
Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas – Profº Dr. Adriano Fernandes Ferreira
Direito à Saúde e Políticas Públicas – Profº Dr. Edson Andrade de Oliveira
Direito à Segurança e Políticas Públicas – Profº Msc. Leonardo Fernandes
Democracia e Poder Legislativo – Profº Dr. Rafael Menezes da Silva
Direito à Educação e Políticas Públicas – Profª Dra. Jocicléia Souza Printes
Direitos Humanos e Minorias – Profº Dr. Humberto Bersani
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Rubilar Santos