Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao longo de uma carreira de 30 anos dedicada à Justiça, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), concedeu a medalha Ruy Araújo ao desembargador Elci Simões de Oliveira, em solenidade realizada em Plenário, na manhã desta quarta-feira (18), por iniciativa da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) e do presidente Josué Neto. Autoridades, colegas de magistratura, servidores do Tribunal de Justiça e familiares reverenciaram o homenageado.
Falando ao plenário, a deputada Therezinha Ruiz disse que a concessão da honraria vai além do reconhecimento ao desempenho profissional na missão do magistrado de servir a sociedade, “Mas revela também o sentimento à pessoa de Elci Simões, pelos laços de amizade familiar, estreitados por minha mãe, Thereza de Jesus, funcionária aposentada do Tribunal de Justiça, falecida recentemente”, salientou.
Therezinha ressaltou ainda a lembrança do pai do desembargador, José Evangelista de Oliveira, líder sindical atuante na década de 60, como presidente do Sindicato dos Operários nos Serviços Portuários de Manaus, que nas palavras da deputada, soube orientar os filhos como cidadãos de bem. “O doutor Elci é uma pessoa simples, de visão humanista, que construiu uma carreira respeitável na Justiça”, pontuou.
Em seu pronunciamento, Elci Simões, que atualmente exerce a função de ouvidor geral do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), disse tratar-se de um momento de emoção e de gratidão pela indicação à honraria. “Dedico este momento aos meus pais que desde a juventude me incentivaram. Percorri as Comarcas do interior do Estado convicto da minha missão na magistratura”, afirmou.
Natural de Manaquiri (distante 60 km de Manaus em linha reta), Elci Simões é filho de Elza Simões de Oliveira e José Evangelista de Oliveira, de uma família de nove irmãos, destacando-se também o desembargador Yedo Simões, presidente do TJAM.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Eleitoral, foi promovido ao cargo de desembargador por antiguidade, em 2018. Ao longo de sua carreira, Elci Simões atuou nos municípios de Eirunepé, Benjamin Constant, Itapiranga, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Lábrea e Itapiranga.
Integraram a mesa presidida pelo deputado Josué Neto, o controlador geral de Justiça do Estado, Otávio Gomes, o presidente do TJAM, Yedo Simões, a representante do Ministério Público Estadual (MPE), Suzete Maria dos Santos, o secretário municipal de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), João Abdala Simões, a representante da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Lucimar Viana e o vereador Amauri Colares.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541