Ação ‘Sorriso na Escola’ movimenta alunos e educadores em prol da saúde bucal
Para comemorar o trabalho de prevenção e cuidado com a saúde bucal, realizado durante o ano letivo, a Escola Municipal Djalma Passos, localizada no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, realizou a ação “Sorriso na Escola”, nesta quarta-feira, 23/10. Participaram da atividade alunos, pais e os integrantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) N16, parceira da escola nesse trabalho e no Programa Saúde na Escola (PSE).
Cada turma da unidade de ensino, que atende a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, realizou uma apresentação voltada para o tema. Ao final, aconteceu o desfile do Casal Sorriso de cada uma das salas.
A gestora da unidade, Jezica da Silva Lima, contou que esse tema foi sugerido porque, além da parceria, o mês de outubro também é o mês do dentista, então eles resolveram prestar essa homenagem para os profissionais que passam o ano visitando a escola e ensinando os estudantes sobre saúde bucal.
“Periodicamente, eles estão aqui na escola realizando campanhas, em específico, a saúde bucal. Sempre que eles vêm trazem kits para as crianças compostos de escova, pasta de dente e fio dental. O ano todo foi feito esse trabalho sobre a saúde bucal, alimentação saudável, e hoje está acontecendo a culminância”, explicou.
O cirurgião dentista Rivanildo Vieira, da UBS N16, explicou que essa campanha é desenvolvida durante todo ano com objetivo de informar e promover saúde. “Essa parceria é ótima porque ela tem um plano de evitar que as crianças adoeçam e também as transformar em multiplicadoras, tendo em vista que elas passam esses conhecimentos para irmãos e familiares, o que amplia nossa área de atuação”.
Para a dona de casa Milcia Duarte, 26, mãe da aluna Isabele Duarte, essa ação da escola merece destaque porque mostra para as crianças a importância de cuidar da própria saúde. “Esse momento significa muito pois a criança tem o aprendizado sobre a escovação e evita as cáries. A escola ajuda muito nessa parte quando faz esse projeto, as crianças, como a minha filha, colocam isso na cabeça, para não ficarem com problemas de saúde”, finaliza.
Texto e fotos: Alexandre Abreu
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054