Na noite desta sexta-feira, 9/8, foi dada a largada oficial do 63° Festival Folclórico do Amazonas. No tablado montado no Anfiteatro da Ponta Negra, na zona Oeste, quatro dos 18 grupos da Categoria Bronze iniciaram a acirrada disputa que conduzirá os três primeiros colocados à Categoria Prata. O festival, promovido pela Prefeitura de Manaus, segue até o dia 20 de agosto, com apresentação de 69 grupos folclóricos nas duas categorias, em 12 modalidades.
Pelos próximos 11 dias, o tablado do anfiteatro será o palco principal desse que é um dos mais antigos e tradicionais festivais de Manaus, por onde passarão, diariamente, a partir das 19h, quadrilhas, cirandas, danças nordestinas, nacionais e internacionais, entre outras.
Para o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz, a realização do evento na Ponta Negra, um dos principais cartões postais da cidade, devolveu ao festival a grandiosidade do espetáculo a céu aberto, que conta com a participação e interação direta do público.
“Todo esse diverso universo do folclore brasileiro está enraizado em Manaus, está dentro da identidade da cidade, nas danças, na história, nas comidas típicas. O segundo registro da dança de Boi no Brasil foi feito em Manaus, o Cacetinho é uma dança que somente pode ser encontrada aqui. Então, esse contexto rico e plural é o que a população vai encontrar no festival”, afirmou.
No primeiro dia do festival, passaram pelo tablado os grupos Tribo Jurupixunas (Cacetinho), Vingadores de Virgulino (Dança Nordestina), Independente da Compensa (Ciranda) e Bichas Loucas (Quadrilha Cômica).
“Danço desde 2014, mas este ano consegui me apresentar de forma oficial. Essa é uma tradição que vem das minhas tias, que sempre dançaram. Não sabia que dava esse nervoso, a gente pensa que esquece tudo o que ensaiou e que não foi pouco! É muito emocionante porque quem faz isso, faz por paixão mesmo, não tem explicação”, afirmou a dançarina da Ciranda Independente da Compensa, Aline Tavares. Ao todo, o grupo levou 25 pares coloridos e animados ao tablado na primeira noite de festival.
O servidor público José Edinardo e a universitária Thayna Almeida foram pela primeira vez ao Festival Folclórico. “Pretendemos prestigiar mais vez e indicar para os amigos. Super legal e tranquilo o evento! Estou aqui desde o início, já vi todos os grupos e experimentei um prato com pirarucu”, contou Edinardo.
Morador de São Paulo, o turista Fausto Ostrwky afirmou que achou uma novidade muito boa encontrar o festival na Ponta Negra. “Me indicaram conhecer Manaus e disseram que seria uma experiência diferente e realmente está sendo. Já conheci o Encontro das Águas, uma tribo indígena e agora o festival. Estou tendo uma interação única com a cultura local”, disse.
Após o término da categoria Bronze será a vez dos grupos da Categoria Prata assumirem o tablado a partir do dia 13/8. Ao todo, 69 grupos de danças, representados por suas respectivas ligas ou associações contemplados por meio de edital, participarão desta edição do festival, sendo 48 da Categoria Prata e 18 da Bronze.
Também contemplados pelo edital lançado pela Prefeitura de Manaus, os bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo, integrarão a programação da Categoria Ouro.
Os horários e a programação completa podem ser consultados no Portal Viva Manaus, pelo link https://vivamanaus.com/63o-festival-folclorico-do-amazonas-programacao.
Feira Gastronômica
Selecionada por meio do edital nº 005/2019, da Prefeitura de Manaus, a “Rota dos Chefs” deverá gerenciar as 30 barracas que irão compor a feira gastronômica do festival, operando com a venda de comidas e bebidas.
As barracas ficarão localizadas próximas à arquibancada do anfiteatro e funcionarão durante todo o evento, iniciando a venda de produtos às 17h, com preços a partir de R$ 5. No cardápio do festival, estarão comidas regionais e típicas dos festejos, como bobó de camarão, carne de sol, tacacá, farofa de camarão, milho cozido, pamonha, cachorro quente, batata frita, sanduíches, pizza, entre outros pratos.
— — —
Fotos – Nathalie Brasil / Semcom e Leonardo Leão/ Manauscult
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmFYJLTh
https://www.flickr.com/photos/vivamanaus/albums/72157710211068186/with/48500853191/
Abertura do Festival Folclórico do Amazonas agita Ponta Negra com danças e comidas típicas Prefeitura Municipal de Manaus.