Evento acontece de 1º a 4 de outubro, no Hotel Jungle Palace
A 10ª Conferência Luso-Brasileira sobre Ciência Aberta (ConfOA) será realizada no período de 1º a 4 de outubro, no Hotel Jungle Palace. A 10ª ConfOA será acolhida por quatro instituições brasileiras: a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), que fazem parte da Comissão Organizadora Local.
Organizada pela Universidade do Minho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Conferência é fruto do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em 2009 e acontece anualmente alternando entre os dois países, desde 2010.
Sendo um dos principais eventos binacionais no âmbito da Ciência Aberta, a Conferência tem por finalidade promover espaços de discussões para o desenvolvimento de ações em prol do Acesso Aberto e à Ciência Aberta, para o compartilhamento de pesquisas, conhecimentos, experiências e práticas sobre essa temática.
Já estão com agendas confirmadas na Conferência os ministros de Ciência e Tecnologia do Brasil e de Portugal, cujos órgãos são responsáveis pela realização do evento, universidades de Moçambique e o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique.
“Por se tratar de um evento com ampla dimensão e relevância para o Estado, a Universidade do Estado do Amazonas vem prospectando ao longo dos anos as ações que consolidam o livre acesso às suas produções científicas e acadêmicas, democratizando assim conhecimento à sociedade e atendendo as premissas da Ciência Aberta”, comentou Jeane Galves, integrante da comissão organizadora e diretora da Biblioteca Central da UEA.
Também integrante da comissão organizadora local, Danielly Inomata, professora do Departamento de Biblioteconomia da Ufam, informa que a 10ª ConfOA tem como diferencial a imersão na Amazônia. “O evento acontecerá em um hotel flutuante sob o Lago Salvador, uma área de preservação em meio à fauna e flora, próximo da cidade de Manaus. Este ambiente está pronto para receber pesquisadores, professores e alunos para abordar um tema em evidência: a ciência aberta. Estamos falando de um movimento em prol do livre acesso à informação e conhecimento”, observou.
Para acessar mais informações e efetuar as inscrições acesse o link disponível abaixo.