Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas institui comitê da bacia hidrográfica do igarapé do quarenta para ampliar governança hídrica no estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas institui comitê da bacia hidrográfica do igarapé do quarenta para ampliar governança hídrica no estado

03/03/2026
Compartilhar
Instância criada por decreto busca ampliar a participação social e a governança dos recursos hídricos na bacia do Igarapé do Quarenta.

O Governo do Amazonas instituiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta por meio do decreto nº 53.538, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A iniciativa visa fortalecer a gestão participativa das políticas relacionadas aos recursos hídricos da bacia, assegurando o envolvimento direto das comunidades locais no processo decisório. A criação decorre de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Criação e recursos

O acordo prevê investimento de US$ 500 mil, provenientes do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), desenvolvido pela UGPE, com contrapartida de US$ 74 mil por parte da SEMA. Os recursos são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão geridos pela UGPE, responsável pela execução do programa.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, afirmou que a medida reflete o compromisso do governo com a sustentabilidade ambiental e com a gestão participativa. “Estamos avançando em um modelo de governança que valoriza o diálogo entre o poder público, sociedade e usuários dos recursos hídricos. Essa integração é fundamental para garantir que o desenvolvimento urbano e ambiental caminhem juntos com sustentabilidade e responsabilidade compartilhada”, ressaltou Campêlo.

Etapas do comitê

A implantação do CBH-40 passou por diferentes fases. Primeiro houve o levantamento dos usuários da água e das comunidades instaladas na área da bacia. Em seguida foi realizada uma etapa de comunicação para divulgar e sensibilizar sobre o processo de criação do comitê.

Durante a fase de capacitações foram promovidos três encontros formativos destinados aos distintos segmentos da bacia. A próxima e última etapa será o processo eleitoral, que formalizará a composição e o funcionamento do colegiado.

O subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, informou que, nos próximos dias, será publicado edital de convocação para a inscrição das entidades interessadas em compor o colegiado. “Uma comissão eleitoral será responsável por analisar a documentação e validar as inscrições. Após essa etapa, será realizada a eleição da plenária e da diretoria do Comitê, cujos resultados seguirão para homologação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos”, explicou Cardoso.

Após a homologação, o comitê deverá atuar como espaço de diálogo, articulação e deliberação para mediar conflitos relacionados ao uso da água e para aprimorar a governança ambiental na região.

Assuntos nesse artigo:

#comitedabaciahidrograficadoigarapequarenta, #cbh40, #UGPE, #sedurb, #SEMA, #prosamin, #bid, #us500mil, #us74mil, #decreto53538, #diariooficialdoestado, #gestaoparticipativa, #governancahidrografica, #gestaohidrica, #capacitacao, #eleicao, #conselhoderesursoshidricos, #Manaus, #baciahidrografica, #sustentabilidade

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Procon-AM inicia fiscalizações após aumento do preço da gasolina em Manaus

10/03/2026
Governo do Amazonas

FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental

10/03/2026
Governo do Amazonas

Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas

10/03/2026
Governo do Amazonas

Jogos da 3ª fase da Copa do Brasil movimentam capital amazonense com três partidas em dois estádios

10/03/2026
Governo do Amazonas

Recorde de apreensão: PMAM retira de circulação 10,6 toneladas de entorpecentes em fevereiro

10/03/2026
Governo do Amazonas

Carreta da Saúde do Governo do Estado oferece exames de imagem no bairro Japiim até quinta-feira

09/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus